Wi-Fi, metaverso, bateria recarregável, novas mascotes… – são só algumas das novidades dos novos Tamagotchis, que começam a ser revendidos este fim-de-semana, 27 anos depois da sua criação.
O Tamagotchi fez sucesso entre o final década de 1990 e os primeiros anos deste século.
Nasceu a 23 de novembro de 1996, no Japão, e depressa conquistou o mundo.
O nome deriva de duas palavras japonesas – tamago e tomodachi – que significam, essencialmente, “ovo amigo“.
O propósito da criação deste dispositivo foi, desde o início, servir como animal de estimação digital para crianças, sem exigir tantos cuidados como um ser vivo mas, ao mesmo tempo, pondo à prova a responsabilidade dos mais pequenos.
O Tamagotchi tinha de ser tratado como se de um animal de estimação se tratasse, desde a alimentação, à higiene, passando ainda pelas atividades lúdicas.
Toda a atenção do mundo tinha ser direcionada para a ‘criatura’, sob pena de ficar doente e sofrer uma morte negligente.
Depois de ter sido ignorado durante os últimos anos, previsivelmente, a febre do pobre Tamagotchi voltou. Quem é que se esqueceu de lhe dar atenção?
Agora, a missão de não o deixar morrer é da ‘Bandai Namco’, 27 anos depois da sua criação.
A partir de 15 de julho a sua reinvenção – o Tamagochi Uni – vai estar disponível, para já, no Japão, América do Norte e Europa.
A MUST falou com Sara Martínez, Marketing Manager da ‘Bandai’ em Espanha, que revelou o que se pode esperar deste “novo antigo brinquedo”.
“Vai abrir as portas a uma nova experiência para os utilizadores, elevando ao próximo nível os cuidados com a mascote virtual”, disse Sara Martínez.
Esta nova versão oferece “infinitas opções de personagens“, com diferentes visuais, personalidades e passatempos.
O objetivo da marca, segundo a MUST é criar um dispositivo que mantenha aquilo que era o Tamagotchi original, “para os nostálgicos”, conciliando esse passado com dispositivos inovadores e funcionalidades revolucionárias, “para as novas gerações”.
Sara Martínez revelou à MUST a novidade mais entusiasmante do Tamagotchi Uni.
Com o novo brinquedo vai ser possível jogar online, com outros jogadores, em qualquer canto do mundo,graças ao Tamaverso – o metaverso do mundo Tamagotchi.
“Vão poder encontrar um universo totalmente novo com eventos, jogos, festas para conhecer novos amigos, um centro comercial para fazer compras e até viagens para aventuras divertidas”, explicou a gestora de marketing da empresa.
O novo Tamagotchi também vai permitir que as pessoas lhe possam dar atenção, “em qualquer lugar, de forma mais fácil”, graças à pulseira integrada que transforma o dispositivo numa espécie de relógio.
Outra novidade são as baterias recarregáveis. “Desta vez, não precisamos de nos preocupar com a durabilidade das pilhas, já que a bateria é recarregável através de um cabo USB que o dispositivo inclui”, esclareceu Sara Martínez.