O Presidente da Câmara Municipal do Porto não está a considerar deixar o mandato a meio para ser cabeça de lista do PSD nas europeias.
O autarca do Porto tem sido apontado como um possível candidato do PSD às eleições europeias de 2024, mas Rui Moreira não estará a planear renunciar ao mandato na Câmara para ser tornar eurodeputado.
De acordo com uma fonte ouvida pelo Público, “dificilmente Rui Moreira será candidato por algum partido político porque isso contraria a sua posição aristocrata”, já que o autarca independente considera “estar acima dos partidos”. Uma saída a meio do mandato também seria encarada pelos portuenses como
uma “traição à cidade e uma desconsideração”.
Esta possibilidade voltou a ser falada após Luís Marques Mendes ter previsto que Moreira seria o mais provável cabeça de lista do PSD a Bruxelas no seu espaço de comentário semanal na SIC.
“Acho altamente provável. O presidente da Câmara do Porto é também muito popular, é independente, é um grande comunicador, e isso ajuda imenso. Não sei se ele está disponível, provavelmente ainda não houve convite”, referiu.
Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga do PSD, também considera que o “PSD ficaria bem representado” com Rui Moreira como cabeça de lista nas europeias. “Ninguém levanta nenhuma resistência em relação a Rui Moreira quando o tema é abordado e ganhar as europeias é uma etapa importante na conquista do poder a nível nacional”, referiu ao Público ainda antes dos comentários de Marques Mendes.
“Apesar de ser independente, não deixa de ser uma pessoa que converge em muitas das suas posições e das suas perspetivas sobre a gestão pública, sobre o país e sobre a Europa, e, em particular, que é o que importa neste contexto, com aquilo que são as posições do PSD”, frisa.