Pedro Nuno está de volta (e a ambição continua lá)

1

António Pedro Santos/LUSA

Pedro Nuno Santos em audição na Assembleia da República

Antigo ministro das Infraestruturas vai ser deputado a partir de hoje – e há-de ter duelos directos com Fernando Medina.

Pedro Nuno Santos está de volta à Assembleia da República. Não como ministro, mas como deputado.

O antigo ministro das Infraestruturas é, a partir desta terça-feira, um dos 120 deputados do Partido Socialista (PS).

Pedro Nuno demitiu-se no final de 2022, no dia 28 de Dezembro, no âmbito do processo de Alexandra Reis. Saiu do Governo quando soube que o seu secretário de Estado, Hugo Mendes, tinha acompanhado o processo para o pagamento de uma indemnização de 500 mil euros para sair da administração da TAP.

Esteve suspenso durante seis meses, mas o ex-ministro entra agora na lista de deputados pelo círculo de Aveiro (pelo qual foi eleito em Janeiro de 2022) e substitui Rosa Venâncio na Assembleia da República.

Pedro Nuno Santos já assegurou publicamente que não quer interferir nas áreas governativas em que esteve inserido. Por isso, deve ficar de fora da Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

Mas poderá fazer parte da comissão de Orçamento e Finanças – e esse será o cenário em que deve enfrentar Fernando Medina (possível candidato à sucessão de António Costa na liderança do PS).

Pedro Nuno volta como um deputado, mas não é “mais um” deputado. Porque está “de olho” na liderança do PS, reforça o Eco.

E já partilhámos aqui que os seus apoiantes acreditam que o político volta mais forte do que quando se demitiu em Dezembro.

Sem pressa e mantendo a discrição, um deputado repetiu na rádio TSF: “Depois da reabilitação da imagem que fez na comissão parlamentar de inquérito, mal seria se não tivesse as mesmas ambições políticas”.

Mas, para já, vai ficar longe dos destaques dos jornais: “O melhor que uma pessoa que quer suceder a António Costa pode fazer, neste momento, é estar quietinha e caladinha“.

Em Setembro, Pedro Nuno Santos vai tornar-se comentador televisivo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.