Os cérebros dos cães estão a ficar estranhamente maiores

Os cérebros dos cães estão a ficar estranhamente maiores e existe uma possível explicação para isso.

Um novo estudo, publicado em abril de 2023, no International Journal of Organic Evolution, revela que as raças mais recentes de cães têm um cérebro relativamente maior do que as raças antigas que existem há milhares de anos.

O aumento do tamanho do cérebro não estava relacionado com as funções ou temperamentos das raças.

“Talvez o ambiente social mais complexo, a urbanização e a adaptação a mais regras e expetativas tenham causado esta mudança, afetando todas as raças modernas”, disse Enikő Kubinyi, autor do estudo.

Para László Zsolt Garamszegi, biólogo evolucionista do Centro de Investigação Ecológica da Hungria que estuda há muito tempo a evolução do tamanho do cérebro, os cérebros dos animais domesticados são, normalmente, mais pequenos do que os dos seus antepassados selvagens.

Isto acontece porque têm vidas mais simples e não precisam de um cérebro maior e que precise de mais energia.

De acordo com o ZME Science, juntamente com investigadores da Suécia e da Hungria, Garamszegi realizou tomografias dos crânios de mais de 800 lobos — os cães foram domesticados a partir de uma linhagem já extinta do lobo cinzento (Canis lupus) há pelo menos 15.000 anos — para determinar o volume exato dos seus cérebros.

Os resultados deste estudo mostraram que os lobos têm um volume cerebral médio de 131 cm3, associado a uma massa total média de animal de 31 kgs.

Já no que diz respeito a cães com um peso semelhante, o cérebro é de 100 cm3.

Assim, foi possível concluir que a domesticação levou a uma diminuição do tamanho do cérebro dos cães.

No entanto, foi possível tirar outras conclusões com base neste exame. Quanto mais a raça do cão está geneticamente distante dos lobos, maior é o tamanho do cérebro.

Isto significa que, contrariamente às expetativas, o papel original para o qual estas raças foram selecionadas — seja a caça, a proteção ou a companhia — é independente do tamanho do cérebro.

Os cientistas sempre se sentiram intrigados quanto aos fatores que influenciam o tamanho do cérebro, uma vez que o nosso é extraordinariamente maior em relação ao nosso corpo.

A análise de diferentes raças de cães pode fornecer informações e respostas a algumas destas questões, nomeadamente se existe uma ligação entre tamanho do cérebro e tarefas para as quais a raça é selecionada.

Teresa Campos, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.