Convidado pela IL a passar “um dia como deputado” na Assembleia da República, o youtuber publicou um vídeo com a sua visita ao hemiciclo, durante a qual, num discurso simulado, insulta o primeiro-ministro, António Costa. A Iniciativa Liberal apresentou desculpas.
“Ó Costa… vai pó caralho”, sussurra o youtuber Tiago Paiva no fim de um discurso simulado perante uma plateia vazia.
A plateia é a da Assembleia da República e o discurso acontece durante uma visita guiada ao Palácio de São Bento, no dia 26 de abril, a convite da Iniciativa Liberal.
A “reportagem” da sua visita, guiada pelo deputado Bernardo Blanco, foi publicada no YouTube com o título “Fiz um discurso na assembleia da república”.
O video mostra o youtuber a ser recebido pelos atual e ex-presidentes da IL, Rui Rocha e João Cotrim Figueiredo e a preparar um texto para ler na Assembleia. “um minuto de discurso demora meia hora a escrever”, diz o ex-líder da IL.
Tiago Paiva visita as salas e corredores do palácio e o hemiciclo. Ouve-se o youtuber referir-se à ex-deputada Joacine Katar Moreira como “a gaga” e discutir as manifestações do 25 de abril. O deputado explica que ali se pode “fazer tudo, menos mostrar o cu”.
O youtuber levou a sério. No hemiciclo, sobe ao púlpito e encena um discurso sob o tema “habitação e alojamento local”. No fim do discurso, ao minuto 22, o insulto dirigido ao primeiro-ministro.
A IL diz que o intuito da visita passava por “clarificar o funcionamento do Parlamento a mais pessoas, com o objetivo de aproximar os jovens da atividade política”.
Mas o discurso caiu mal a quase todos. Não aos subscritores do canal, quase 145 mil, que deixaram centenas de comentários de apoio ao youtuber. E não caiu mal a André Ventura.
Na sessão plenária desta quarta-feira, Pedro Delgado Alves interpelou a IL sobre o ocorrido. O deputado socialista denunciou o “insulto expresso e grave” e considera que há insultos “que não são toleráveis”.
A Iniciativa Liberal pediu desculpa. Rodrigo Saraiva, líder da bancada parlamentar do partido, respondeu dizendo que não tem “nenhum problema em lamentar e pedir desculpa”.
O deputado liberal esclarece que foram convidados dois youtubers, e admite que “um deles não teve um comportamento digno“. Foi aplaudido pelos deputados do PS, alguns do PSD.
Tudo está bem quando acaba bem.
Será que não dá para viver em democracia com o mínimo de decência?
Apenas disso aquilo que a grande maioria dos portugueses quer dizer. Ó Costa vai para o carvalho.
Não é o que a grande maioria quer dizer… é a minoria, o Costa ganhou com maioria. Aguenta!
maioria dos que foram votar, convém ser sério.
E os que votaram são sempre a maioria,porque os que não votam são uma espécie.
Como queiras. Na realidade apenas 2 em cada 10 votaram Ps, se para ti é uma maioria, para mim não é. Já agora tens provas do que afirmaste no outro comentário sobre o Putin financiar o Chega entre outros? Ê que tenho as minhas sérias dúvidas, por isso além de estares a cometer crime dá para perceber bem ao que vens.
Então e onde é que viste que é a maioria que o quer mandar, principalmente ao estilo dum brejeiro cujos videos sao de conteudo duvidoso? Uma coisa é gostar mais ou menos do momento actual da conjuntura, ou até do Governo, outra coisa é gostar dum bartolo que desrespeitou a Instituicao da Democracia de TODOS nós (sim todos, independentemente dos partidos que lá estiverem a cada quatro anos). Nos comentários dos canais do Paiva não vale.
O Costa ganhou com maioria?!!! De quê??! Só se foi dos que foram votar. Se tiver por base o total dos eleitores, apenas 2 em cada 10 votaram no Costa! Grande maioria de portugueses!
Por essa lógica essa “maioria das pessoas que também o queriam mandar “(independentemente de gostarem mais ou menos do momento actual) também não vai encontrar base nenhuma. Muito menos gostar dum breijeiro a falar no edificio principal da democracia do nosso País, seja que Governo lá esteja ou estiver no futuro.
Maioria? Mais do dobro das pessoas ficou em casa. A maioria foram os que se abstiveram. Há milhões e milhões que não são PS.
Nas ultimas eleições, votei IL.
Podem esquecer o meu voto para as próximas. Um partido que tem a iniciativa de convidar um puto reles, sem educação e disciplina, a falar assim na AR, não merece os assentos no hemiciclo, equiparando-se ao Chega!
Mas o que tem a ver o Chega com o assunto? É o bicho papão? Até ver ninguém conseguiu imputar ao Ventura atos de corrupção, compadrio ou outros…?
Já de outros não se pode dizer o mesmo…
Quanto à notícia, é lamentável a utilização de linguagem imprópria no parlamento… Linguagem à Galamba…
” Até ver ninguém conseguiu imputar ao Ventura atos de corrupção, compadrio ou outros…?”
Não mesmo? Basta ver a lista de “patrocinadores” do partido e pesquisar um pouco sobre… e tanto quanto me recordo, a própria lista de assinaturas apresentada ao Tribunal Constitucional tinha centenas (milhares?) de assinaturas de pessoas que ora não existiam, ora já tinham falecido há anos!
veja-se os pseudo-filósofos que estão na direcção do partido, os deputados e outros que discursam nas convenções (discursar é um eufemismo, no melhor estão lá a lavar a roupa suja e a engraxar o seu padroeiro Ventura).
O Chega não tem nada a ver com este caso, é certo (pelo menos, até ver…), mas na minha modesta opinião, não merece os assentos no hemiciclo. A forma como fazem politica não coaduna com os preceitos da democracia e disciplina, tal como disse o Presidente da AR.
Volto a dizer, o Chega nao é um partido, é um clube de fãs do Ventura!
“Linguagem à Galamba…”
Sem duvida! Completamente de acordo.
Os deputados do Chega são eleitos pelo povo. São legítimos, tal como os dos outros partidos. O Chega não tem ou teve um saca milhões como Sócrates.
ZÉ Carvalhadas uma maioria não,uma minoria, porque os Mal Criados felizmente são uma minoria.
Bem se vê que não falas a linguagem nortenha, carvalho.
Lamento o seu comportamento derrotista e confuso. Derrotista porque do que diz, induso que não faz tensões de votar nas próximas eleições, o que é um erro, sendo certo que os restantes históricos, são a imagem da corrupção que há! Confuso, porque o CHEGA tem uma postura honesta, franca e não ordinária. Eles nunca insultaram ninguém, ao contrário dos deputados da esquerda que é só o que sabem fazer!
Em suma, o CHEGA é o único que merece o nosso apoio!
Amora de Bruegas tenha calma vir para aqui dizer que o Chega para trás tem uma postura honesta, é mesmo de quem não sabe o que diz,pelas notiçias que correm é dos maiores corruptos deste País, um partido que convida o Bolssonaro,Salvini,Le Pen, tudo partidos ligados ao Putin e finaçiados por ele como o Chega para trás,já agora porque não convida tambem a Trampa?
A esquerdalhada trouxe cá o corrupto Lula que defende que a Rússia deve ficar com parte da Ucrânia. Portanto AJOC, beba menos um bocadinho
É só mais uma nódoa , que desonra a classe politica no seu todo . Mas de aqui para a frente mais nada me vai surpreender , no que poderá ainda acontecer ! …..certo é , que “palhaços” não faltam , no hemiciclo !
Eu só não compreendo como é que o Costa ainda não foi… de resto, nada a dizer
Cumpra-se a lei, 2 anos de cadeia minimo…
E execrável o papel a que estes bandalhos da IL se prestaram. Haverá lugar ,para eles, na democracia?
Oh Barreira, vai para a Rússia viver.
Sim o Costa que vá… e leve os compinchas todos com ele… que vão TODOS para o C! Estamos FARTOS de tanto compadrio, irresponsabilidade, má gestão e corrupção!!
São as conquistas de Abril… e por isso o celebram, pois caso contrário, nem para serventes prestam!
Tentei várias vezes fazer um comentário sobre esta canalhice. Fui barrado 5 vezes. A liberdade de expressão só existe para os bandalhos?
Ó Barreira comunista, vai pró inferno!
Lamentável convidar uma pessoa destas para comentar seja o que for, seja onde for.
O rapaz é tão rasteirinho, que até mete confusão. Felizmente a IL já pediu desculpa, mas ficou muito mal. O que esperava deste menino? A ordinarice é tanta que nem se percebe o objetivo. Será que só sabe falar desta maneira? Coitadito!
Ao que chegamos!!!! Mais um “partido”, que não consegue ser “inteiro”e que aceita “promover” este coitado, desta forma ultrajante para todo o povo português, independentemente da filiação partidária! Lamentável!