Novo Polestar 4 é o mais rápido de sempre — e não tem vidro traseiro

O novo Polestar 4 foi esta terça-feira revelado no Salão Automóvel de Xangai, na China. O veículo não terá vidro traseiro.

O automóvel chega a Portugal no início de 2024 e terá duas versões, uma delas com 600 km de autonomia. O preço para o lançamento será a partir de 60 mil euros.

“Em vez de simplesmente modificar um SUV existente, dando-lhe um tejadilho mais rápido e, como resultado, comprometendo elementos como espaço traseiro e conforto, desenhamos o Polestar 4 do zero como uma nova geração de SUV coupé que celebra o conforto dos ocupantes traseiros”, explica o CEO da fabricante, Thomas Ingenlath, citado pelo WIRED.

O Polestar 4 será uma espécie de cruzamento entre os Polestar 2 e 3. Destaca-se por um habitáculo espaçoso, mas a característica que chama mais a atenção é a ausência de um vidro traseiro.

Em vez disso, o tejadilho panorâmico foi prolongado até aos ocupantes traseiros e tem uma funcionalidade que permite ficar transparente ou opaco.

O espelho retrovisor foi substituído por um ecrã de alta definição capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho. A marca sueca explica que isto permite “um campo de visão muito mais amplo do que a maioria dos automóveis modernos”.

“Com o Polestar Precept conseguimos apresentar uma nova experiência espantosa para os passageiros traseiros, aos removermos o vidro traseiro e deslocando o encosto de cabeça, que desempenha um papel de segurança integral, estando agora colocado mais para trás. Isto significa que agora, os passageiros traseiros podem ter uma experiência única no nosso SUV coupé”, disse Maximilian Missoni, chefe de design da Polestar.

Quanto ao veículo em si, a versão mais potente tem um motor duplo com uma bateria de 102 kWh. O Polestar 4 é considerado o automóvel de mais alto desempenho da fabricante até ao momento. O modelo terá um potência de 544 cv, fazendo dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

O condutor poderá escolher entre os modos de desempenho ou alcance e a usa suspensão semiativa para aprimorar a dinâmica do veículo.

O interior do automóvel é minimalista e não oferece grandes surpresas, sendo muito semelhante ao modelo anterior. A joia da coroa é mesmo o imponente ecrã central de 15,4″. O sistema operativo é Android, incluindo por isso Google Maps, Google Play e Google Assistant.

Há ainda um sistema de som opcional Harman Kardon, com 12 altifalantes e um amplificador de 1400 W. Com o Pack Nappa, são adicionas mais quatro colunas, descreve o site Razão Automóvel.

A potência de carregamento será de 200 kW em corrente contínua (DC) e 22 kW em corrente alternada (AC) em todas as versões.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.