Aranhas fazem-se de mortas durante o sexo para enganar os machos

As aranhas da espécie tecedeira-de-funil-ferrugento têm um comportamento bizarro para acasalar: fazem-se de mortas para que os machos fiquem menos preocupados em ser comidos, mostrou um novo estudo.

Esse comportamento ajuda as fêmeas na escolha dos melhores companheiros, fazendo-se de mortas para atrair parceiros, relatou o Live Science.

Algumas dessas aranhas são conhecidas por se envolverem em canibalismo sexual, com as fêmeas a matar e a comer os machos após o par terminar o acasalamento. Naturalmente, isto torna o sexo muito menos apelativo para os machos, que estão literalmente a arriscar as suas vidas sempre que querem acasalar.

Para contornar a situação, algumas espécies desenvolveram um comportamento invulgar conhecido como catalepsia sexual, em que a fêmea enrola as pernas e permanece imobilizada como se tivesse morrido. Isto permite que os machos não se preocuparem em serem comidos após o sexo para a fêmea.

Para compreender o comportamento, os investigadores realizaram experiências com aranhas da espécie Aterigena aculeata, comparando a catalepsia sexual com ações semelhantes, para ver se esta era controlada por machos ou fêmeas. Os resultados foram publicados na Current Zoology.

Durante a experiência, a equipa observou fêmeas A. aculeata durante um de três cenários: envolver-se em catalepsia sexual durante o acasalamento; fazer-se de morta, também conhecido como tanatose, após ser abanada num tubo de ensaio; e ser colocado a dormir por anestesia.

Posteriormente, as aranhas foram congeladas até à morte e os seus corpos foram triturados para que os investigadores pudessem analisar os químicos que estavam a ser utilizados para coordenar as ações das aranhas. Isto permitiu que procurassem semelhanças físicas e químicas entre os comportamentos.

Se a catalepsia sexual imitava a tanatose, estava provavelmente a ser controlada pela fêmea. Mas se fosse mais semelhante à anestesia, sugeria que não estava no controlo da fêmea e poderia ter sido influenciada pelo macho, disse estudo Mark Elgar, biólogo da Universidade de Melbourne, na Austrália, e um dos autores.

Os resultados mostraram que a catalepsia sexual parecia quase idêntica à tanatose. Os indivíduos que tinham experimentado ambos os comportamentos tinham perfis químicos muito mais semelhantes do que os que tinham sido anestesiados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.