Aconteceu durante o França-Países Baixos: os seis polícias nem estavam de serviço mas, mesmo assim, foram suspensos imediatamente.
Um dos grandes jogos do início do apuramento para a fase final do Europeu 2024 de futebol, ao lado do Itália 1-2 Inglaterra, foi o França-Países Baixos.
Previa-se um grande espectáculo, um duelo equilibrado, mas a França resolveu a questão logo no arranque do jogo: aos 20 minutos vencia por 3-0. Goleou por 4-0, com golos de Griezmann, Upamecano e dois de Mbappé.
A partida disputou-se, como é a regra nos jogos da selecção francesa, no Stade de France, em Paris.
Durante o jogo, seis polícias holandeses estavam a circular pelas ruas da capital francesa.
Nem estavam em serviço, estavam apenas a passear – mas foram suspensos porque foram apanhados em vídeo a serem ofensivos, discriminatórios.
Os polícias, de acordo com a polícia local, fizeram comentários “profundamente inapropriados” sobre negros que viram num carro, explica o portal NU.
“Só há uma pessoa branca nesta rua!”, ou “Um deles tem uma bomba no cinto!”, gritam os polícias, que circulavam dentro de um carro e viram negros a caminhar por perto.
Um polícia pergunta a outro: “Estás a filmar como se estivéssemos a conduzir dentro de um jardim zoológico, não é?”. O outro responde afirmativamente.
A polícia da zona oriental dos Países Baixos indicou que está “muito chocada” com este vídeo. Já abriu uma investigação e suspendeu imediatamente os seus funcionários.
“O comportamento destes colegas, mesmo estando em horário particular, é totalmente inaceitável”, avisou a polícia.