Ucrânia ajuda a criar um caça “invisível”. Eis as primeiras imagens

4

A Turkish Aerospace Industries acabou de divulgar as primeiras fotografias do protótipo do seu futuro caça de quinta geração, o TF-X.

Os turcos contaram com o apoio da empresa ucraniana FED, que providenciou um investimento de dezenas de milhões de dólares, além de apoio técnico.

Embora o voo inaugural esteja previsto ainda para este ano, escreve o El Confidencial, as primeiras unidades só deverão chegar em 2030.

A Turkish Aerospace Industries é a principal empresa aeroespacial da Turquia, que atua na produção, projeção, modernização e suporte de pós-venda de aeronaves, satélites e sistemas de defesa e telecomunicações. Além do TF-X, a empresa está também a desenvolver novos helicópteros de combate ATAK-II, contando novamente com o apoio da FED, sediada em Kharkov.

“No total, estes contratos valem mais de 20 milhões de dólares”, disse o CEO da FED, Victor Popov, citado pelo jornal espanhol. O projeto do TF-X, que se assemelhará ao F-22 Raptor, arrasta-se desde 2010.

Um dos principais objetivos do projeto é a invisibilidade do caça, com uma assinatura de radar reduzida. No entanto, as imagens divulgadas não oferecem detalhes suficientes sobre o quão furtivo é ou não o futuro caça turco.

Segundo a análise do The War Zone, o caça parece ter um sistema de sensor infravermelho de busca e rastreamento — ou, em inglês, Infra-Red Search and Track (IRST). Este sistema, localizado à frente do cockpit, localiza alvos através da deteção de emissões de calor, que se manifestam sob a forma de radiação infravermelha.

O TF-X tem também um sistema de mira eletro-ótica — ou, em inglês, electro-optical targeting system (EOTS). Este sistema é igualmente usado para rastrear e localizar alvos, usando câmaras para o fazer.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.