Os mustatilos já seriam reacções às alterações climáticas (há milhares de anos)

AAKSA

Vista aérea de mustatilos, na Arábia Saudita.

Os enormes monumentos de pedra no norte da Arábia Saudita seriam também locais de rituais e das primeiras peregrinações.

Uma equipa da University of Western Australia sugere que os mustatilos eram utilizados como locais de culto.

Os mustatilos são enormes monumentos de pedra concentrados no norte da Arábia Saudita. Seriam locais de rituais e peregrinações iniciais.

É o que sugere o estudo publicado na semana passada, no PLOS.

Os primeiros mustatilos, estas estruturas de pedra monumentais que datam do período neolítico tardio (há mais de 3 mil anos a.C.), foram descobertos a década de 1970.

São estruturas de pedra rectangulares, de paredes baixas, que variam de 20 a 600 metros de comprimento.

Estima-se que, ao longo dos últimos 50 anos, já tenham sido descobertos cerca de 16 mil mustatilos. Principalmente no norte da Arábia Saudita, lembra o portal Motherboard.

Milhares de mustatilos descobertos – mas ninguém tinha uma tese segura sobre para que serviam.

Esta equipa australiana identificou fragmentos de crânios e chifres de animais de 7 mil anos, principalmente de gado doméstico. Todos encontrados em Alula, perto de uma grande pedra vertical que faz parte de um mustatilos de 140 metros de comprimento.

De acordo com os investigadores, esta zona seria um local de oferendas de animais a uma “divindade desconhecida ou divindades representadas pela pedra central”.

Seria uma forma de “vínculo comunitário”, com vários grupos que se juntavam para construir os mustatilos.

O mesmo estudo sugere que esses mustatilos podem ter sido o destino de repetidas peregrinações e migração por toda a terra. Seriam uma forma inicial de peregrinação.

Os arqueólogos também acreditam que haveria uma associação com a água, porque a maioria dos mustatilos aponta para áreas que contêm água – e isto já poderiam ser sinais de reacções das pessoas às mudanças climáticas, há milhares de anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.