Desde que chega ao seu automóvel, a gasolina tem uma data de validade de apenas quatro semanas. Há formas de prolongar a sua vida útil — mas não muito.
Provavelmente é algo que nunca tinha pensado antes. Assim como os iogurtes que estão no nosso frigorífico, a gasolina que está no tanque de combustível do nosso carro também tem uma data de validade. Na realidade, é bem mais curta daquilo que pode imaginar.
Se a gasolina for deixada no tanque do seu veículo, pode expirar em menos de quatro semanas, de acordo com a Popular Mechanics. Com um armazenamento adequado, por exemplo num jerrycan, a gasolina pode aguentar-se entre três e seis meses. Além disso, os estabilizadores de combustível podem aumentar a vida útil de um a três anos, em condições ideais.
Assim, filmes de cenários pós-apocalípticos em que a gasolina é um recurso valioso podem mesmo esbarrar na realidade.
Isto acontece porque aquilo que pomos no tanque de combustível não é o mesmo que aquilo que é bombeado para fora da Terra. Retiradas algumas impurezas e adicionadas substâncias, como etanol e agentes antiferrugem, o combustível fica mais perecível.
“Se houver etanol na gasolina, ele pode começar a sugar o vapor de água do ar e pô-lo na gasolina”, disse o engenheiro químico Richard Stanley à Live Science. “Você não quer água no motor, porque ela começa a corroer o sistema”.
Além disso, as olefinas adicionadas são particularmente suscetíveis à oxidação. Elas começam a reagir com o oxigénio do ar, criando uma espécie de goma que pode encravar o motor do seu carro.
Há outras formas de a gasolina se estragar. Como o combustível é composto apenas dos hidrocarbonetos mais leves do petróleo bruto, deixá-lo por muito tempo pode resultar na evaporação de algumas dessas moléculas.
Se tentar ligar o carro no verão com gasolina que esteja no tanque desde o inverno, isso pode ser um problema. As petrolíferas mudam as misturas presentes na gasolina de estação para estação, de forma a ter em consideração o calor ou o frio.
Bem, a minha casal boss discorda. A gasolina que está no depósito é de 2015 e a mota funciona 1 vez a cada 2 meses para a manter o motor minimamente funcional. Não tem problemas em pegar. A força que o motor tem é a que sempre teve.
Não acredito, já tive 1ano no jerrican e de 98 octanas..no entanto daí a muito tempo não acredito!
O meu corta relvas partilha a opinião da sua boss. É alimentado de um jerrycan com gasolina com 3 ou 4 anos.
o meu BMW de 94 também discorda… chega a ter a mesma gasolina durante mais de meio ano e aquilo é um autentico reloginho…
Comprei um fiat uno há ums anos que era de uma pessoa que ja tinha morrido á 3 anos, tinha o depósito quase cheio. Foi so meter bateria
e …pegou e andou na perfeição.
Assim sendo os híbridos plugin estavam condenados a estar sempre avariados, a última vez que enchi o depósito foi em Agosto ,e continua em condições.
Partilho a opinião de todos e acrescento que esta ciencia está mais para o absurdo que para a realidade, alem de outras que podia mencionar deixo esta, gasolina num panda parado 6 anos e foi dar bateria e andar.