Combustíveis voltam a subir — e o Governo não é inocente

Marcelo Camargo / ABr

Os combustíveis voltaram a subir esta segunda-feira. Regista-se um aumento de 3,5 cêntimos no gasóleo simples e de um cêntimo na gasolina simples 95.

Um dos fatores que influenciam a subida de preço é a evolução dos refinados, escreve o Expresso, verificando-se uma subida ligeira do gasóleo refinado e uma relativa estabilização da gasolina.

A Arábia Saudita vai ainda subir os preços do petróleo bruto, em abril, devido a um aumento da procura nos mercados europeu e asiático, escreve a Bloomberg.

Os preços invertem assim a tendência, depois de na semana passada terem registado uma descida, realça o ECO. O gasóleo ficou 1,7 cêntimos mais barato e a gasolina 0,5 cêntimos.

As gasolineiras não são as únicas responsáveis pela subida de preços verificada esta semana. O Governo decidiu reduzir o desconto sobre o ISP, o imposto sobre produtos petrolíferos — menos 1,9 cêntimos no litro do gasóleo e menos 0,9 cêntimos na da gasolina.

A partir desta segunda-feira, o gasóleo sobe para 1,610 €/litro, mais 3,5 cêntimos por litro, a que acrescem 1,9 cêntimos do corto do desconto do ISP.

Já a gasolina passa a custar um preço médio de 1,767 €/litro — uma subida de 0,1 cêntimo a que se somam 0,9 cêntimos da redução do desconto do ISP.

O ministério liderado por Fernando Medina justifica a redução nos descontos no ISP na gasolina e no gasóleo com “a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.