Duas ilhas situadas no Estreito de Bering, que divide a Sibéria dos Estados Unidos (EUA), estão separadas por apenas quatro quilómetros mas têm fuso horários com uma diferença de quase 24 horas.
As ilhas, denominadas Big Diomede e Little Diomede, estão separadas pela Linha Internacional da Data, o que leva a uma diferença horária de 21 horas – ou 20 horas em certas alturas do ano -, relatou o Unilad.
A Linha Internacional da Data percorre um caminho recortado através do Oceano Pacífico, determinando onde começa um dia e onde termina o outro. Devido a isso, a Big Diomede está quase um dia à frente da Little Diomede, apesar da curta distância entre ambas.
Em algumas alturas do ano, seria possível atravessar de uma ilha para outra de barco ou a nado, mudando assim de dia. Mas o facto de uma ilha pertencer ao território russo e a outra ao território norte-americano impede a travessia.
De acordo com o Unilad, visitar a Big Diomede também poderia não ser interessante, visto que a ilha é deserta. Já na Little Diomede vivem cerca de 110 habitantes.
As ilhas foram batizadas com o nome do Santo Diomede, que viveu por volta dos séculos III e IV. Foram descobertas pelo navegador Vitus Bering, em 16 de agosto de 1728. É do seu nome que deriva o designação Estreito de Bering.
Embora o trânsito entre as ilhas não seja possível, em agosto de 1987 o nadador norte-americano Lynne Cox fez a travessia.