“Golpe de estado” com plano de ataque ao parlamento. Polícia alemã deteve 25 pessoas

3

Os detidos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, no Bundestag”, a câmara baixa do parlamento alemão.

A polícia alemã deteve 25 pessoas por suposta conspiração contra o governo, com ações contra o governo e parlamento que passavam por ataques armados.

A BBC avançou que foram conduzidas diversas operações por todo o país com o objetivo de impedir ataques perpetrados por personalidades da extrema-direita e antigos militares, com o objetivo de tomarem o poder.

A mesma estação de televisão britânica detalhou que alguns dos detidos pertencem ao Reichsburger, um movimento de extrema-direita alemão com ligações neonazis, para o qual as autoridades estão alertados há muito tempo devido a ataques violentos e atos racistas.

De acordo com o Observador, este grupo recusa a existência da Alemanha como é conhecida atualmente, desde as instituições às fronteiras.

Segundo fonte da Procuradoria-geral da Alemanha, 22 cidadãos foram detidos sob suspeita de “filiação numa organização terrorista“. Há ainda três pessoas, nomeadamente um russo, com suspeitas de apoiar a organização.

De acordo com os procuradores, os detidos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, com um pequeno grupo armando, no Bundestag”, a câmara baixa do parlamento alemão.

Cerca de 3 mil agentes estiveram envolvidos na operação policial, a qual incluiu buscas em 130 locais, em 11 dos 16 estados da Alemanha.

O jornal Der Spiegel  noticia que as buscas incluíram o quartel da KSK, uma unidade de forças especiais da Alemanha, na cidade de Calw, no sudoeste do país. A KSK já tinha sido alvo de investigação no passado devido a alegadamente ter entre os soldados simpatizantes da extrema-direita.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Ligações neo-nazis? Estarão a falar da Ucrânia? O movimento Reichsbürger pode ser de maluquinhos, mas tudo o que querem é restaurar o império alemão anterior a 1918…

    • Ó Nuno, procura tomar a medicação atempadamente. Sempre te poupas a estas figurinhas de urso que tens por hábito aqui fazer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.