Grande jogo de futebol entre a Coreia do Sul e o Gana, a contar para o Grupo H do Mundial 2022, o mesmo de Portugal, uma espécie de continuação do excelente espetáculo a que assistimos no primeiro embate do dia, entre Camarões e Sérvia.
A equipa de Paulo Bento até começou melhor, mas sofreu dois golos que deixaram a equipa atarantada até ao intervalo. O descanso fez bem aos asiáticos, que empataram com um bis de Gue-Sung Cho no segundo tempo, mas Kudus também marcou dois, o segundo a fixar o 3-2 final para os ganeses.
Os coreanos até começaram melhor, com mais bola, iniciativa, instalando-se no meio-campo ganês. Porém, tudo mudou aos 24 minutos, quando Mohammed Salisu abriu o ativo, após um lance confuso.
A formação asiática acusou o toque e desorganizou-se, permitindo ao Gana um largo período de domínio, pressão e um novo golo, pelo exuberante Mohammed Kudus, a cabecear sem hipóteses para Seung-Gyu Kim. Os coreanos esses, completaram a terceira metade de jogos neste Mundial 2022 sem qualquer remate enquadrado.
O melhor ao descanso era, inevitavelmente, Kudus. O extremo do Ajax registava um GoalPoint Rating de 6.9, com um golo, um passe falhado em 12 e duas faltas sofridas em zona de perigo.
O primeiro remate enquadrado da Coreia do Sul neste Mundial 2022 aconteceu apenas aos 53 minutos do seu segundo jogo, num belo cabeceamento de Gue-Sung Cho para ótima defesa de Lawrence Ati Zigi.
Era o sinal para o que vinha a seguir, uma recuperação espetacular da equipa de Paulo Bento, e sempre da mesma forma. Aos 58 minutos, num lance idêntico (cruzamento da esquerda), Cho cabeceou com sucesso, para o 2-1.
E logo a seguir o empate. Novo cruzamento da esquerda e Cho, num enorme salto, a cabecear de forma poderosa.
Festejou Paulo Bento de forma exuberante, mas o pior veio depois, com Kudus, sempre ele, a concluir na direita da área para o 3-2. Jogo louco, completamente partido, que ameaçava mais golos, com os asiáticos na busca, novamente, do empate e oa africanos no contra-ataque a criar muitos calafrios.
Mas não houve mais golos, apesar de a Coreia ter terminado completamente instalada no último terço. Ganhou a eficácia: Gana com três remates, três golos marcados.
Melhor em campo
Com a reação da Coreia do Sul e o ‘show’ de… Cho, a liderança de Mohammed Kudus nos GoalPoint Ratings chegou a estar em perigo, mas o atacante do Ajax bisou, deu a vitória à sua equipa e acabou por ser o melhor em campo, com um 7.6, embora apenas com uma vantagem de quatro centésimas.
O ganês marcou os tais dois golos nos dois únicos remates que fez, registou o máximo de recuperações de posse (10) e sofreu duas faltas em zona de perigo.
Coreia do Sul
Gue-Sung Cho 7.6
Grande partida do atacante coreano. Na segunda parte entrou endiabrado, veloz e perspicaz a perceber as movimentações dos defesas, para aproveitar da melhor forma os cruzamentos.
Marcou, assim, dois excelentes golos de cabeça, foi o mais rematador da partida, com seis disparos, quatro enquadrados (máximo), somou oito ações com bola na área ganesa e ganhou seis de 12 duelos aéreos.
Jin-Su Kim 7.2
Muito bem o lateral-esquerdo, que fez uma assistência em quatro passes para finalização, quatro remates, teve eficácia em quatro de oito cruzamentos, recebeu 15 passes progressivos e somou o máximo de ações com bola na área contrária (9).
Gana
Mohammed Salisu 7.6
O segundo melhor rating da partida. O central abriu o ativo na partida, fez o máximo de alívios (9), dois bloqueios de remate e ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos.
Lawrence Ati Zigi 6.6
O guardião ganês teve muito trabalho e fez quatro defesas, três a remates na sua grande área.
Resumo do jogo
// GoalPoint