Nas profissões onde se recebem salários mais elevados, há quatro componentes que são mais valorizadas.
Não é a prioridade para toda a gente, mas é a prioridade para muita gente: procurar emprego com o salário mais elevado, entre o que cada pessoa consegue fazer.
Mas afinal, entre as profissões nas quais se recebe mais dinheiro por mês, quais são as características que os patrões valorizam mais nos seus funcionários?
O estudo da Fundação José Neves, no portal Brighter Future, tenta dar as respostas.
O relatório relaciona informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1.800 profissões e mais de 1.800 competências relevantes.
Os dados relativos a 2019 demonstram que, em Portugal, a leitura, a aprendizagem activa, a resolução de problemas complexos e a avaliação e análise de sistemas foram as aptidões mais relevantes nas profissões com salários mais altos.
O conhecimento nas mesmas profissões deve ser centrado em: computadores, electrónica e matemática, seguidas por língua portuguesa, serviços pessoais e administração/gestão.
A mesma fundação avisa que apenas 10% da população portuguesa adulta frequenta programas de formação – numa altura em que a actualização de conhecimentos e competências é muito frequente em inúmeras empresas e em diversos sectores do emprego.
E, quando as pessoas investem em formação, a produtividade da empresa onde trabalham costuma aumentar, no mínimo, 5%.