Medidas anunciadas nesta quarta-feira já mereceram questões levantadas por uma das deputadas.
A poupança de energia chegou a Belém. A Assembleia da República anunciou 23 medidas, nesta quarta-feira, de acordo com o jornal Observador.
As novidades estão relacionadas com o Plano Nacional de Poupança de Energia 2022/2023 apresentado pelo Governo.
A iluminação da fachada do edifício já ficou desligada durante esta madrugada, a partir da meia-noite. Só a bandeira nacional fica sempre iluminada.
Quando chegar a altura das iluminações de Natal, a ordem é também apagar tudo a partir da meia-noite.
No interior, as luzes das salas de reuniões e dos gabinetes dos deputados, e o respectivo ar condicionado, têm a partir de agora de estar desligadas quando estiverem vazias. Refeitório e restaurante só serão ligados 5 minutos antes da abertura.
Ainda em relação ao ar condicionado, o máximo é 25 graus e o mínimo de 20 graus.
A Assembleia da República informou ainda que vai promover, junto dos deputados, a utilização de transportes públicos nas deslocações até ao Parlamento. Vai tentar que os deputados deixem o carro em casa.
Inês Sousa Real já reagiu a esta última sugestão, começando por comentar que os membros do PAN já têm feito isso.
Na reacção na rádio Observador, primeiro ficou um elogio: “Estas medidas procuram reduzir ao mínimo as deslocações em automóveis. Por isso, esta aposta nos transportes públicos parece-me positiva”.
Mas o PAN espera mais: “Tem de existir uma maior gratuitidade e uma maior oferta dos transportes públicos, para que possam ser verdadeiramente acessíveis”.
E ficou ainda uma dúvida em relação ao que foi transmitido aos membros do Governo: “Resta saber se este desafio que foi lançado aos deputados também vai ser lançado aos próprios membros do Governo e se vamos começar a ver o primeiro-ministro e os restantes membros do Governo a andar de transportes públicos”.
Raio de pergunta !….. Claro que sim , que vai andar de Autocarro ! .. terá un ao seu serviço 24h/24h e com chofer particular !
Estou mesmo a ver que sim…
vai ser tipo o antigo ministro do CDS que quando iniciou o mandato ia de moto para o parlamento mas depressa passou a andar de mercedes com motorista…
Alguem acredita que um deputado da margem sul vai para o parlamento de transportes públicos? Ou que o Costa para se deslocar de Lisboa ao Porto vai de comboio?
vou esperar sendado para não me cansar…
Mais ação e menos sensionalismo é o que se pede aos senhores governantes…
O Armindo devia procurar aprofundar um pouco os assuntos que aborda. O tal deputado do CDS que refere, foi DESACONSELHADO / PROIBIDO a utilizar a tal scooter em funções de governo. E como tal, acatou. Caso contrário teria continuado a andar de scooter.
Desaconselhado/Proibido , quando e por quem ? ….. A sua afirmação é verificável onde ?
O carro dele não é um transporte público? Não foi ele que o pagou de certeza.
Foi preciso vir uma crise para começarem a fazer o que já deveriam fazer há muitas décadas, mas paguem do vosso bolso que é o que os restantes portugueses fazem!