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YouTube garantiu 50 milhões de euros ao PIB português e criou 3.900 empregos

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O YouTube contribuiu, em 2020, com 50 milhões de euros para a economia portuguesa, criando cerca de 3.900 postos de trabalho associados à sua actividade, segundo um estudo da consultora Oxford Economics.

Uma das principais conclusões deste estudo aponta que “o ecossistema criativo do YouTube” garantiu “cerca de 50 milhões de euros para o Produto Interno Bruto Português (PIB) em 2020″, de acordo com a directora do YouTube Southern Europe, Francesca Mortari, segundo declarações citadas pela Lusa.

“Além do contributo financeiro, 3.900 postos de trabalho em Portugal (o equivalente a tempo completo) estão vinculados ao ecossistema do YouTube”, aponta ainda Mortari.

O mesmo estudo também reforça “o papel do YouTube na internacionalização do conteúdo dos portugueses: 72% dos criadores conseguem exportar conteúdo para audiências internacionais que, de outra forma, não conseguiriam alcançar”, como explica a executiva da estrutura do YouTube no Sul da Europa.

“Com cerca de mil milhões de horas de vídeo visualizadas no YouTube todos os dias, em todo o mundo, estas visualizações geram receitas substanciais para os criadores do YouTube e outros negócios que, por sua vez, geram actividade económica e empregos nas suas cadeias de valor e na economia em geral”, salienta ainda Mortari na mesma nota.

A directora do YouTube Southern Europe acrescenta que “57% dos criadores portugueses entrevistados dizem que o YouTube lhes proporciona a oportunidade para criar conteúdo e ganhar dinheiro que não poderiam obter dos media tradicionais”.

“Canais educacionais podem ter grande impacto”

O estudo da Oxford Economics destaca que, “em Portugal, 80% dos criadores de conteúdos concordam que o acesso a audiências fora de Portugal é essencial para a sustentabilidade do seu canal até porque 50% do tempo de visualização de conteúdo produzido por canais em Portugal vem de audiências fora” do país.

Além disso, “83% dos professores que usam o YouTube afirmam que usam conteúdos do YouTube nas suas aulas e 78% dos utilizadores com crianças com menos de 13 anos (que usam o YouTube Kids em aulas e para tarefas) concordam que o YouTube Kids torna a aprendizagem mais divertida“, nota também o estudo.

“Os vídeos de faça você mesmo (DIY) e como fazer são também bastante procurados no YouTube com 62% dos utilizadores a dizerem que veem regularmente este tipo de vídeos na plataforma, o que mostra que canais educacionais podem ter um grande impacto”, sublinha-se ainda.

O YouTube “continua a crescer em Portugal contando hoje com mais de 700 canais, com mais de 100.000 subscritores e mais de 60 canais com mais de um milhão de subscritores – e ambos a crescer 15% ao ano”, nota-se no estudo.

Os resultados da análise da Oxford Economics têm por base “inquéritos e dados publicados para estimar o contributo do YouTube para métricas económicas populares, como o PIB e o emprego”, explica a consultora, frisando que realizou “um inquérito anónimo a 2.000 utilizadores em Portugal” e que sondou “500 negócios do sul da Europa e mais de 1.460 criadores de conteúdo sul-europeus, dos quais 180 em Portugal”.

ZAP // Lusa

 

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