Porto vai receber o primeiro metro “made in China”

1

Twitter

Uma das 18 composições chinesas que vão reforçar o Metro do Porto.

O Porto vai receber a primeira das 18 novas composições compradas, por quase 50 milhões de euros, pelo Metro do Porto à chinesa CRRC Tangshan.

A composição foi produzida no final de julho e, desde então, esteve a ser testada na cidade de Tangshan antes de embarcar para Portugal, escreve o ECO.

O metro de quatro carruagens, com capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 quilómetros por hora já está a caminho de Portugal. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.

O contrato com a fabricante estatal chinesa foi assinado em janeiro de 2020, no início da pandemia de covid-19. A Metro do Porto desembolsou 49,6 milhões de euros, menos 6,5 milhões do que o valor base do concurso lançado em 2018.

Estão incluídos serviços de manutenção durante cinco anos, descreve ainda o diário económico.

A produção da primeira composição só arrancou em novembro de 2021, devido ao impacto da pandemia. O começo da produção estava previsto para outubro de 2020.

As 18 composições “made in China vão fazer parte da nova Linha Rosa, entre São Bento e a Casa da Música; e do prolongamento da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este.

Em maio, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, disse que serão necessários 22 novos veículos, mais quatro do que inicialmente previsto.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.