O Porto vai receber a primeira das 18 novas composições compradas, por quase 50 milhões de euros, pelo Metro do Porto à chinesa CRRC Tangshan.
A composição foi produzida no final de julho e, desde então, esteve a ser testada na cidade de Tangshan antes de embarcar para Portugal, escreve o ECO.
O metro de quatro carruagens, com capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 quilómetros por hora já está a caminho de Portugal. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.
O contrato com a fabricante estatal chinesa foi assinado em janeiro de 2020, no início da pandemia de covid-19. A Metro do Porto desembolsou 49,6 milhões de euros, menos 6,5 milhões do que o valor base do concurso lançado em 2018.
🇨🇳🚇Inside China’s first city metro trains project exported to European Union #EU.
You will experience this modern and comfortable metro at🇵🇹#Portugal’s Porto. pic.twitter.com/Vyf0DdlK8D
— Shen Shiwei 沈诗伟 (@shen_shiwei) October 14, 2022
Estão incluídos serviços de manutenção durante cinco anos, descreve ainda o diário económico.
A produção da primeira composição só arrancou em novembro de 2021, devido ao impacto da pandemia. O começo da produção estava previsto para outubro de 2020.
As 18 composições “made in China“ vão fazer parte da nova Linha Rosa, entre São Bento e a Casa da Música; e do prolongamento da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este.
Em maio, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, disse que serão necessários 22 novos veículos, mais quatro do que inicialmente previsto.
Serão futuramente comercializados em qualquer boa loja de produtos Chineses !