O português António Morgado sagrou-se vice-campeão mundial júnior de fundo nos Mundiais de ciclismo de estrada que decorrem em Wollongong, na Austrália. Só foi batido ao ‘sprint’ pelo alemão Emil Herzog.
Morgado, de 18 anos, conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal na categoria de juniores.
Depois de vários ataques ao longo dos 135,6 quilómetros da prova, que foram eliminando a concorrência, o jovem português isolou-se a 18 quilómetros da meta. E até entrou isolado na última volta ao circuito de Wollongong.
O ciclista natural das Caldas da Rainha chegou a dispor de mais de 20 segundos sobre os perseguidores, mas acabou por ser apanhado por Emil Herzog a três quilómetros da meta, com o alemão a levar a melhor no ‘sprint’ a dois e a conquistar a camisola arco-íris, após 3:11.07 horas de prova.
Emil Herzog bateu Antonio Morgado no Mundial jr. Essa categoria tem limite de relação, sendo 52×14 o máximo que podem usar. Ai fica esse sprint ventilador ai, rs#Wollongong2022 pic.twitter.com/TbCVr4LYnQ
— País Do Ciclismo (@opaisdociclismo) September 23, 2022
O bronze foi para o belga Vlad van Mechelen, que gastou mais 55 segundos do que os dois primeiros.
“Nunca vi, em júnior, um ciclista fazer o que o António faz”
“O António Morgado fez mais uma grande corrida“, considera o seleccionador nacional de ciclismo, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.
“Em todos os anos que já levo como selecionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos –, nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz“, aponta ainda o treinador.
“Aquilo que hoje todos puderam ver pela televisão, ele faz sempre. São demonstrações de força impressionantes“, acrescenta o seleccionador.
Nas redes sociais, já há quem fale de António Morgado como o “coelhinho Duracell”.
EMIL HERZOG IS THE 2022 JUNIOR MEN WORLD CHAMPION! 🇩🇪🌈 Absolutely fantastic sprint to the line against the Duracell bunny, Antonio Morgado. Thank you for the show, guys! 👏 #Wollongong2022 pic.twitter.com/bLTHb1q5xe
— Mihai Simion (@faustocoppi60) September 23, 2022
FOI NO SPRINT!
Antonio Morgado 🇵🇹 fez uma prova heróica, atacou fortemente para definir a corrida e foi alcançado nos metros finais, quando perdeu para Emil Herzog 🇩🇪 no sprint. Não veio o ouro, mas a prata é um resultado MUITO digno!#Wollongong2022 pic.twitter.com/d8MJcIYEhF
— Allan Almeida (@AllanAlmeiida) September 23, 2022
Incrível prova do António Morgado. Portugal tem em mãos uma das maiores promessas do ciclismo, com uma forma de correr que me enche o olho
— André Bucho (@andrefcbucho) September 23, 2022
A prata conquistada coroa uma época de sonho para Morgado, que, no início de Setembro, tinha vencido o Giro della Lunigiana, em Itália.
Campeão nacional júnior de fundo e contrarrelógio, o promissor ciclista português venceu ainda a Volta a Portugal de juniores, a Volta ao Douro em Espanha, foi segundo no Troféu Centre Morbihan, na Corrida da Paz e na Gipuzkoa Klasikoa, tendo sido quarto na Volta ao Pays de Vaud.
António Morgado vai mudar-se da equipa da Bairrada para os norte-americanos da Hagens Berman Axeon na próxima temporada.
ZAP // Lusa