Influenciadora russa enfrenta seis anos de prisão por usar Instagram

Uma influenciadora russa de 18 anos enfrenta até seis anos de prisão por usar o Instagram. Veronika Loginova é a primeira pessoa a ser processada após a proibição do uso da rede social, medida que entrou em vigor em março, revelou a ONG Roskomsvoboda.

Veronika tem 550.000 seguidores no Instagram e um número semelhante de assinantes no YouTube. Numa publicação recente, mostrou um documento – que afirma ter sido enviado por procuradores russos – no qual é acusada de “realizar ações para atrair utilizadores” no Facebook e no Instagram, relatou o Vice.

O documento indicava que as suas publicações “podem ser consideradas uma forma de participação em atividades de organizações extremistas”, informando ainda que tinha sido realizada uma auditoria ao conteúdo que partilhava.

Na sua publicação no Instagram, Veronika disse que as autoridades a abordaram pela primeira vez em agosto, quando agentes foram à sua casa.

A jovem recorreu ao auxílio jurídico da Roskomsvoboda, organização que apoia a proteção dos direitos digitais dos utilizadores.

Segundo o diretor jurídico da ONG, Sarkis Darbinyan, a ação contra a influenciadora contradiz o prometido pelas autoridades quando baniram o Instagram e o Facebook. Na altura, indicaram que essa decisão não afetaria os utilizadores.

Uma análise realizada pela Brand Analytics, com sede em Moscovo, revelou que o número de utilizadores russos no Instagram tinha diminuído 31% no mês que se seguiu à invasão da Ucrânia.

De acordo com o Vice, os criadores digitais russos tiveram de alterar as suas estratégias por medo de serem perseguidos pelo Estado ou porque as plataformas deixaram de estar disponíveis, como é o caso do TikTok. Muitos concentraram os seus esforços no YouTube, onde podem publicar mas já não podem obter receitas.

Darbinyan acrescentou: “Na nossa opinião, o procurador excedeu os seus poderes e não deu quaisquer informações específicas sobre os tipos de ação no Instagram que podem ser considerados como participação em atividades extremistas”.

“O aviso recebido” por Veronika causa preocupação à influenciadora e “todos os bloguers, jovens e idosos – desde amadores pouco conhecidos, com um número reduzido de assinantes, a utilizadores e jornalistas que usam o Instagram para distribuir conteúdos profissionais”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.