A empresa sueca Oumph! criou um hambúrguer à base de plantas que tem o sabor de carne humana. Recentemente, o irreverente petisco recebeu um prémio no Festival de Criatividade de Cannes, considerado o mais importante na área da publicidade a nível mundial.
Como relatou o New York Post, o hambúrguer foi lançado por volta do Halloween de 2021, juntamente com um anúncio temático. No verão deste ano, a empresa recebeu a distinção Silver Brand Experience e Activation Lion no Festival da Criatividade de Cannes, na Riviera Francesa.
Mas por que é que uma empresa quis replicar o sabor da carne humana num hambúrguer? “Como marca pequena, precisamos ser ousados e avançar alguns limites, e penso que esta campanha é um bom exemplo disso”, afirmou Henrik Akerman, líder da Oumph!.
Segundo o All That’s Interesting, a campanha atraiu a atenção para a marca e tentou desmistificar a ideia de que as carnes de origem vegetal não têm sabor. De acordo com Akerman, o objetivo era mostrar às pessoas que qualquer carne – mesmo a humana – pode ser replicada pelas plantas.
O hambúrguer em causa é feito de soja, cogumelos, proteína de trigo, gorduras vegetais e “uma misteriosa mistura de especiarias”, informou o Insider. “A nossa missão é mudar a forma como as pessoas comem, sendo nosso dever usar a criatividade como instrumento para que esta mudança aconteça”, disse Akerman.
Como relatou há cerca de um ano o Vegconomist, o primeiro lançamento da Oumph! foi uma carne vegetal com sabor a porco. Começou na Suécia e expandiu as operações por toda a Europa. Em 2020, as vendas aumentaram 400% no Reino Unido e, no início de 2021, expandiram-se para a Austrália.
Agora, a empresa oferece uma vasta gama de alternativas de carne à base de plantas, incluindo costeletas, bacon, espetadas e hambúrgueres.
Ao criar alternativas à carne vegetal que captam o sabor e a textura da carne em que se baseiam, espera-se que a empresa possa oferecer uma alternativa viável aos céticos, declarou Anna-Kajsa Lidell, cofundadora da Oumph!.
“À medida que os consumidores se tornam mais conscientes do uso generalizado de antibióticos na pecuária industrial, acredito que farão escolhas mais seletivas no que comem”, disse.
E acrescentou: “penso que será mais comum as pessoas não colocarem rótulos rigorosos na sua alimentação, mas terem o objetivo de comer de forma mais inteligente, tanto por razões de saúde pessoal como pela saúde do planeta”.
Para o cofundador Anders Linden, a perspetiva de desenvolver o hambúrguer com sabor a carne humana era “excitante e um pouco assustadora”. “Esta é a nossa derradeira e estranha forma de mostrar que é possível criar qualquer tipo de alimento utilizando apenas plantas”, sublinhou.
Qual é a ideia? Fomentar canibalismo? Caminhar para formas alternativas de controle do aumento da população mundial? Bem sei que o marketing é importante mas acho de profundo mau gosto e até perigoso promover produtos alimentares com sabor a carne humana, ainda que de origem vegetal.
Como chegam à conclusão que sabe a carne humana!?
Concordo inteiramente. Além de que carne humana não é alimento!
A seguir:
McDon cria hamburguer com sabor a empresa sueca.
Estes hamburgueres devem ser bons para dar aos cães – e também às hienas, leões, etc. nos zoos. Fora isso, não vejo o interesse.
Deve haver mercado para isso ou uma empresa não ia gastar dinheiro nisso.
Espero que o chefe se autofagou ao determinar o sabor
Como quê , a ESTUPIDEZ não tem limites !
Concordo com a Margarida Gonçalves