Grandes restaurantes norte-americanos, de São Francisco a Nova Iorque, estão a ser alvo de extorsão através de críticas de uma estrela no Google.
Os restaurantes de luxo, alguns deles com estrela Michelin, são contactados pelos criminosos a pedir um cartão presente no valor de 75 dólares de forma a pararem com as críticas negativas.
Kim Alter, dona do Nightbird, em São Francisco, recebeu um email dos golpistas depois de receber uma série de críticas negativas ao seu restaurante.
“Olá. Infelizmente, um feedback negativo sobre o seu estabelecimento foi deixado por nós. E aparecerá no futuro, uma avaliação por dia. Pedimos sinceras desculpas pelas nossas ações e não queremos prejudicar o seu negócio, mas não temos outra alternativa. A realidade é que moramos na Índia e não vemos outra forma de sobreviver. Estamos a implorar que você nos envie um gift card do Google Play no valor de 75 dólares”, lê-se no email citado pela Engadget.
A mensagem é acompanhada de um link que redireciona o dono do restaurante para comprar um cartão presente através do PayPal, assim como um endereço de email para enviar o código do cartão.
A situação foi exposta pela própria dona do Nightbird nas redes sociais, com um pedido de ajuda à Google para resolver o problema.
Hey @Google you think you could help small businesses in SF being blackmailed and giving 1* reviews to @acquerellosf @3rdcousinsf @sonsdaughterssf #marlena #birdsong @chezpim pic.twitter.com/nw3AXtYxDp
— Kim Alter (@KimAlter1) July 5, 2022
Alter percebeu que não era a única nesta situação e que muitos outros restaurantes estão a sofrer o mesmo tipo de crime.
Em declarações ao The New York Times, um porta-voz do Google Maps disse que a empresa está a investigar os casos e a remover as críticas de pessoas que não visitaram o restaurante.
“Os nossos sistemas continuam a analisar o conteúdo contribuído e a observar padrões questionáveis. Esses padrões podem ser qualquer coisa, desde um grupo de pessoas que deixam comentários no mesmo grupo de perfis de negócios até uma empresa ou local que recebe um número estranhamente alto de comentários de 1 ou 5 estrelas num curto período de tempo”, disse fonte da Google.
A internet e as redes sociais no seu melhor…
podemos dizer o que queremos e nos apetece, sendo verdade ou não, e com isto destruir negócios que por vezes levaram anos a criar.
As grandes empresas como a Google ou o FaceBook o que querem é apenas e só ganhar biliões com a publicidade e com os N/ dados pessoais…
tudo na vida pode ter 2.ª intensões…
Isso tudo… e segundas intenções.
Sei perfeitamente o que é isso, tenho um negócio que uma adolescente decidiu comentar repetidamente com uma estrela e comentários bem desagradáveis. Nunca estiveram perto do meu negócio. Eu vivo no Porto e pelo IP que consegui judicialmente, é de Portimão. O Google não ajudou em NADA. Nem com ordem judicial apagaram os comentários. Teve de tal ser feito por meio de tribunal exigir os pais da adolescente a exigir que ela apaga-se os comentários… para além da multa.
É complicado… Google não quer nem saber.
Há muito disso, infelizmente. Comentam sem conhecer, apenas para importunar quem trabalha e quer erguer um negócio. É triste que assim seja. Infelizmente, há quem só se sinta bem a destruir.
PS: Não é “apaga-se”. Neste caso é “apagasse”. Boa sorte para o negócio!