A marca Lynk&Co vai disponibilizar o modelo híbrido Lynk&Co 01 no serviço de subscrição que será lançado em Portugal no próximo ano.
Já há muito que se diz que o mercado de compra e venda de carros tem os dias contados, mas por enquanto, isso ainda não se verificou. No entanto, aos poucos, nos últimos anos, a ideia de que se pode aderir a um serviço de subscrição de carros tem ganhado popularidade.
A marca Lynk&Co nasceu em 2016 e junta os suecos da Volvo e os chineses da Geely e veio para operar neste mercado. Já chegou a Espanha e vai oferecer serviços de subscrição de carros em Portugal no próximo ano.
Ao contrário das empresas típicas que fornecem carros para alugar, neste caso, são os próprios fabricantes a oferecer o serviço, sem o recurso a intermediários. Quando a Volvo lançou o programa Care by Volvo na Alemanha, em 2018, os apelos à compra foram trocados por uma outra mensagem: “Não compre este carro. Subscreva-o“.
Para além da Volvo ou da Geely, outras marcas como a Nissan, Audi, Porsche, Jaguar ou Genesis Motor (a gama de luxo da Hyundai) também estão a disponibilizar programas semelhantes, pouco a pouco, em várias cidades, revela o Público.
As especificidades de cada programa, como os modelos disponibilizados e os preços, variam de marca para marca. No entanto, na grande maioria dos casos, os carros que estão disponíveis para a subscrição são elétricos ou híbridos.
No caso da Lynk&Co, os clientes precisam de se tornar membros. Para isto, têm de pagar 500 euros por mês e estão sujeitos a um limite mensal de 1250 quilómetros, sendo que o que não for gasto passa para o mês seguinte e cada quilómetro acima do limite é taxado a 15 cêntimos.
Não existe um limite mínimo de tempo em que tem de estar subscrito ao serviço. Caso não o esteja a utilizar mas não queira cancelar a subscrição, pode também emprestá-la a outros membros e cobrar-lhes o tempo de empréstimo.
Atualmente, o único modelo disponível é o Lynk&Co 01, um híbrido plug-in que pode ser usado em preto ou azul e tem um motor 1.5 TDI. A sua autonomia em modo elétrico é de 69 quilómetros e a bateria demora cerca de cinco horas a ser carregada.
Não percebi o que é um carro por subscrição, qual é a diferença com um aluguer ou leasing?
Pois, realmente as duas modalidades tem mtas semelhanças.
Algo que não ficou explicito é se a subscrição implica a atribuição de uma viatura dedicada ou partilhada com outros subscritores.
Se for partilhada, como é que garantem a disponibilidade de viaturas para todos os subscritores?
Fica-se obrigado a ter essa subscrição por 24 meses, como é apanágio cá no burgo…
Deve ser essa a diferença
Solução adequada para ricos!
Aliás, como de há alguns anos para cá, relativamente a ter carro novo.
Não sei como Portugal prevê atingir as metas a que se propôs, no que diz respeito a acabar com os veículos a combustíveis fósseis, pois tanto estes como os supostos híbridos e os totalmente elétricos, estão a preços que não se encaixam na média de ordenados praticados por cá. É desta que os transportes públicos vão começar a melhorar!(sarcasmo)
500 euros por mês. Mais uma chuliçe, só para ricalhaços. Preocupem-se em criar alternativas elétricas para gente normal, pois se não o fizerem vão continuar a circular carros a combustível fóssil em Portugal, nas próximas 50 decadas!!!