Náuseas depois de um treino têm explicação. E podem ser evitadas

A prática de exercício físico ajuda a que quem o pratica se sinta melhor. Enquanto algumas pessoas ficam com “runners’ highs”, após um treino, infelizmente outras ficam com náuseas. Embora seja algo temporário, pode ser bastante desconfortável.

Felizmente há boas explicações para as náuseas após um treino ou a prática de exercício físico.

De acordo com a Science Alert, durante a prática de exercício, ocorre um aumento do fluxo de sangue para os músculos de trabalho, cérebro, pulmões e coração.

Este aumento do fluxo sanguíneo é impulsionado pela parte simpática do sistema nervoso autónomo, que ajuda a regular todas as respostas corporais involuntárias — tais como frequência cardíaca, pressão sanguínea e digestão.

Isto acontece através do alargamento das artérias para que possam transportar mais sangue para estes tecidos.

Mas o sistema nervoso simpático, que normalmente impulsiona o nosso mecanismo de “luta ou fuga”, reduz simultaneamente os vasos sanguíneos que entram no nosso sistema gastrointestinal (como o estômago) durante um treino extenuante até 80%.

Há uma quantidade limitada de sangue no corpo, e o aumento da procura de oxigénio por alguns tecidos só pode ser realizado alterando a quantidade de sangue que vai para outros tecidos.

Assim, o fornecimento de sangue pode ser reduzido em áreas que não necessitam em dada altura de tanto oxigénio. Este pode ser o caso, quer tenha comido ou não recentemente.

Num cenário onde se come recentemente uma refeição antes da prática de exercício, a comida estica o estômago, resultando na libertação do ácido e das enzimas necessárias para digerir os alimentos.

Os músculos do estômago também se tornam mais ativos durante a digestão, causando uma maior procura de oxigénio e fluxo sanguíneo para o estômago e outros tecidos gastrointestinais.

Uma parte diferente do sistema nervoso autónomo faz com que o fluxo sanguíneo aumente para as estruturas gastrointestinais quando estas precisam de estar ativas.

O conflito significativo no corpo de diferentes tecidos que exigem oxigénio pode ser uma das razões pelas quais as náuseas ocorrem durante ou após um exercício físico. O corpo tem de adaptar o fluxo sanguíneo aos tecidos à medida que a procura muda.

Assim, quando se pratica exercício, o sangue precisa de ir para os músculos, coração, pulmões e cérebro, o que significa que o fluxo sanguíneo é reduzido em tecidos menos ativos, tais como o trato gastrointestinal.

Quando o fluxo sanguíneo é reduzido nesta área, desencadeia os nossos nervos intestinais, o que subsequentemente causa sensações de náuseas.

Além disso, o estômago e outros órgãos abdominais também podem também podem ser comprimidos durante o exercício, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de náuseas.

Isto é um problema particularmente no agachamento, uma vez que o ritmo cardíaco e a procura de oxigénio nos tecidos aumentam, pelo que o corpo absorve maiores volumes de ar para os pulmões.

Nessa situação, o diafragma faz mais força para baixo sobre os órgãos abdominais. Outros músculos — tais como os da parede abdominal — também ajudam, apertando ainda mais os órgãos abdominais a cada respiração. O que pode resultar em náuseas significativas e até em vómitos, mesmo com o estômago vazio.

Algumas evidências sugerem mesmo que o exercício, particularmente a corrida de longa distância e outros eventos de resistência, podem danificar o revestimento do estômago, provavelmente devido à diminuição do fluxo sanguíneo e do oxigénio disponível para o órgão. Isto também causaria náuseas.

Em circunstâncias extremas, isto pode resultar em hemorragia do revestimento do estômago, particularmente em atletas de resistência e de longa distância.

O ideal será esperar aproximadamente duas horas depois de comer para praticar exercício. Mas o que se come antes do exercício também pode determinar se sentes ou não náuseas.

Alimentos ricos em fibras, gorduras e mesmo proteínas estão todos ligados a uma maior probabilidade de náuseas após o exercício físico.

Em termos de alimentação, evite-a duas horas antes, e escolha os alimentos certos – como hidratos de carbono de alta qualidade — como bananas ou batata-doce — e proteínas, bem como gorduras insaturadas — como frutos secos.

Estes não só irão alimentar o corpo, como não serão tão difíceis de digerir como outros alimentos se planeia fazer exercício.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.