Investigado “incidente grave” com avião da TAP que falhou aterragem e quase colidiu com edifícios

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Um avião da TAP só conseguiu aterrar à segunda no Aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca, na passada sexta-feira, e há relatos de que a asa e o motor esquerdos tocaram na pista. Um “incidente grave” que está a ser investigado pelas autoridades dinamarquesas.

O episódio com o Airbus A320-200 da TAP que fez a viagem de Lisboa a Copenhaga, na passada sexta-feira, com 102 passageiros e sete tripulantes a bordo, foi divulgado pelo site especializado em acidentes e incidentes aéreos The Aviation Herald.

De acordo com a publicação, a velocidade do avião “reduziu drasticamente de cerca de 133 para cerca de 120 nós”, aquando da primeira tentativa de aterragem.

A aeronave “sobrevoou edifícios em altura muito baixa ao dar a volta” para a segunda tentativa que aconteceu, sem problemas, cerca de 20 minutos depois, ainda segundo o site.

O The Aviation Herald cita testemunhas que se encontravam no “solo” e que “relataram que a aeronave bateu com a sua asa esquerda na pista” e que “até parecia que o motor da mão esquerda (CFM56)” também “fez contacto com a pista”, na primeira tentativa de aterragem.

Além disso, “quase colidiu com uma antena e edifícios antes que a aeronave finalmente conseguisse sair em segurança”, destaca o mesmo site.

“Fontes no aeroporto relatam que o reversor do motor esquerdo foi danificado“, refere também a publicação.

TAP fala em “razões técnicas”

O Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos da Dinamarca, o Havarikommissionen, classificou o episódio como um “incidente grave” e abriu um inquérito de averiguações.

Após as primeiras análises, “não há indicações visuais ou marcas que indiquem que a a asa ou o motor tocaram no solo”, aponta esta entidade citada pela CNN Portugal.

Fonte da TAP refere a esta estação que a aterragem foi abortada “devido a razões técnicas”, notando que a companhia de aviação não tem “qualquer relatório com danos em qualquer parte da aeronave relacionada com o contacto com o solo”.

“Nesta fase, é demasiado cedo para tirar conclusões precipitadas antes do final da investigação”, aponta ainda a mesma fonte, frisando que “os dados de voo serão analisados durante o processo de investigação de segurança”.

A aeronave já terá regressado a Lisboa sem que se tivessem registado novos problemas.

ZAP //

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5 Comments

    • A Ana não sabe claramente do que fala.
      Tirar conclusões por uma notícia que ela mesmo declara estar a relatar factos com base em diz que disse é falta de bom senso.

      Talvez deva esperar pela conclusão da investigação … algo que acontece sempre que existe uma aterragem de emergência ou um avião falha a aterragem à primeira.

    • Pois são… por isso é que, ainda agora no início de 2022, a TAP ficou no top5 das companhias aéreas mais seguras do mundo!…

      Aposto que tu, no que fazes, também estás no top5 mundial…

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