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Baterias para VEs que carregam em 15 minutos? NASA e Nissan dizem que sim


A Nissan quer lançar baterias de estado sólido para veículos elétricos até 2028. Esta nova tecnologia inclui planos para uma instalação de produção dedicada a possíveis tempos de carregamento de 15 minutos.

Segundo o New Atlas, a empresa vê as baterias de estado sólido mais baratas como um pilar fundamental nesta estratégia, e tem colaborado com a NASA para ajudar a torná-las realidade.

As baterias de estado sólido são uma alternativa promissora ao lítio-ião devido à sua densidade energética superior, custos mais baixos e tempos de carregamento potencialmente mais curtos.

A Nissan imagina usá-las em tudo, de ligeiros familiares a carrinhas comerciais, e não é a única a tentar desbloquear o seu potencial.

A VW está a trabalhar com a startup norte-americana QuantumScape na sua própria versão, enquanto a Toyota se associou à Panasonic para atingir objetivos semelhantes em 2020.

No ano passado, a Ford abriu um centro de investigação, num investimento de 185 milhões de dólares, para desenvolver e fabricar baterias de estado sólido para utilizar na sua linha de veículos.

As instalações de produção de protótipos das baterias de estado sólido da Nissan serão alojadas no seu centro de investigação em Kanagawa, a sul de Tóquio, onde a empresa pretende lançar uma linha de produção até 2024. O objetivo é ter no mercado, em 2028, um VE com uma bateria de estado sólido.

Neste momento, a Nissan acredita que as suas baterias de estado sólido custarão menos de 70€ por kWh, mas depois de 2028 isto deverá descer para menos de 60€/kWh.

De acordo com a Nissan, esta diferença deverá fazer com que os VE fiquem ao mesmo preço que os veículos movidos a combustível.

“Os conhecimentos adquiridos com a nossa experiência apoiam o desenvolvimento de baterias de estado totalmente sólido e acumulámos tecnologias elementares importantes”, disse Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo responsável pela I&D na Nissan.

“No futuro, as nossas divisões de I&D e fabrico continuarão a trabalhar em conjunto para utilizar este protótipo de instalações de produção e acelerar a aplicação prática de baterias de estado totalmente sólido”.

Paralelamente a esta instalação dedicada, a Nissan está também a unir esforços com a NASA na arquitetura de baterias de estado sólido.

De acordo com um relatório da Associated Press, a dupla irá colaborar com investigadores da Universidade da Califórnia, San Diego, para desenvolver uma bateria com cerca de metade do tamanho de uma bateria EV atual, com a capacidade de carregar totalmente em apenas 15 minutos.

Tanto a NASA como a Nissan precisam do mesmo tipo de bateria“, disse o vice-presidente corporativo da Nissan, Kazuhiro Doi.

 

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