A Justiça portuguesa apreendeu mais de uma dezena de imóveis e uma pensão de 26 mil euros do ex-governante Manuel Pinho.
O juiz Carlos Alexandre apreendeu a maior parte dos 26 mil euros brutos da pensão do ex-ministro da Economia Manuel Pinho no âmbito do processo EDP.
A pedido do Ministério Público, foram ainda apreendidos três imóveis no seu nome e dez no nome da sua mulher, avança o Público.
Manuel Pinho ficou apenas com o equivalente a três salários mínimos (2.115 euros) da sua pensão, já que o Ministério Público não pode arrestar a totalidade. As contas bancárias do casal Pinho também foram congeladas.
Carlos Alexandre ordenou a apreensão destes bens como forma de acautelar um eventual valor perdido a favor do Estado, caso Manuel Pinho e/ou a sua mulher venham a ser declarados culpados pelos crimes que lhes são imputados.
Manuel Pinho é acusado de dois crimes de corrupção passiva e um de participação económica em negócio. Por sua vez, o ex-ministro e a sua mulher são ambos acusados de um crime de branqueamento de capitais e dois de fraude fiscal qualificada.
O Ministério Público considera que os crimes que imputa a Manuel Pinho renderam ao ex-governante e à mulher muito mais de cinco milhões de euros, o que justifica que tenham sido pedidas cauções tão elevadas para ambos.
Além disso, o Ministério Público argumenta que só o arresto de bens impedirá o casal Pinho de, entretanto, dissipar os bens que ainda têm em Portugal.
“Os arguidos movimentaram de forma questionável e para destinos por eles controlados, maioritariamente fora do território nacional, o valor global de 2.054.929 euros”, disse o Ministério Público, citado pelo Público.
Dos imóveis arrestados, destacam-se uma quinta na região de Braga, dois apartamentos no Porto, seis em Lisboa e um em Cascais, e duas propriedades em Albufeira.
Muito bem!
Como é a nossa comunicação: desde ontem já vi 3 notícias sobre a pensão deste homenzinho… 15,000 Euros, 20,000 e agora 26,000…
Qual será a verdadeira? Assim é complicado ler e/ou ouvir notícias neste País…
Apanham os pilha galinhas do burgo, Rendeiro, Pinho e outros similares porque não tem pedigree.
Os outros, que tem pedigree Espírito Santo, etc,não passa nada!!
Como é que a segurança social paga pensões de 10.000 € e superiores ? Ah e tal que fizeram descontos, uma treta que é facilmente matematicamente desmontada, mas não passa nada !!!
Depois o que falta é fiscalizar os pilha galinhas do RSI !!!!
Claro que os pilha galinhas merecem castigo mas e então os outros, os que rapinam tudo não merecem ser castigados exemplarmente ?
Enfim …