O presidente da Câmara Municipal de Zagreb, Milan Bandic, o poderoso líder populista que dirige quase sem interrupção a capital croata desde 2000, foi este domingo detido pela polícia no âmbito de um caso de corrupção, informou a televisão nacional HRT.
Segundo a mesma fonte, foram ainda presos o diretor da Zagreb Holding, responsável pelos serviços municipais, e o patrão de uma empresa especializada na recolha e tratamento de resíduos industriais.
“Após um inquérito complexo conduzido durante vários meses e relacionado com atividades ilegais na Câmara de Zagreb, foram presas diversas pessoas”, indicou o procurador responsável pelo combate à corrupção.
Segundo a televisão nacional, os detidos são suspeitos de corrupção, abuso de poder e tráfico de influências.
Milan Bandic, 58 anos, era membro do Partido Social Democrata (SDP, no poder), que o excluiu em 2009 quando decidiu concorrer sem sucesso como independente às eleições presidenciais.
Este político populista dirige a capital croata desde 2000, com uma única interrupção de três anos (2002-2005), e tem sido frequentemente associado pela imprensa a casos de corrupção.
No entanto, foi reeleito nas municipais de 2013 para a liderança da Câmara de Zagreb, uma cidade com cerca de 800.000 habitantes.
A luta contra a corrupção foi uma das principais condições impostas por Bruxelas à Croácia durante as suas negociações de adesão à União Europeia.
Em 01 de julho de 2013 esta ex-república jugoslava tornou-se no 28.º Estado-membro do bloco europeu.
/Lusa