A erupção de Tonga foi tão intensa que fez a atmosfera “tocar” como um sino

Tonga Meteorological Services

A erupção de Tonga foi tão intensa que fez a atmosfera “tocar” como um sino, explica uma equipa de investigadores.

A erupção do Hunga Tonga-Hunga Ha’apai atingiu o pico explosivo no dia 15 de janeiro de 2022. A sua rápida libertação de energia gerou um tsunami oceânico que causou danos até à costa oeste dos EUA, mas também gerou ondas de pressão na atmosfera que rapidamente se espalharam pelo mundo.

O padrão de ondas atmosféricas perto da erupção foi bastante complicado, mas a milhares de quilómetros de distância parecia uma frente de onda isolada a viajar horizontalmente a mais de 1000 quilómetros por hora à medida que se espalhava.

James Garvin, da NASA, cientista-chefe do Goddard Space Flight Center, disse à NPR que a agência espacial estimou que a explosão foi equivalente a cerca de 10 megatoneladas de TNT, cerca de 500 vezes mais poderosa que a bomba lançada em Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dos satélites que observavam com sensores infravermelhos, a onda parecia uma ondulação produzida pela queda de uma pedra num lago.

O pulso registou perturbações na pressão atmosférica que duraram vários minutos enquanto se movia sobre a América do Norte, Índia, Europa e muitos outros lugares ao redor do globo.

Online, as pessoas acompanharam o progresso do pulso em tempo real enquanto os observadores publicavam as suas observações barométricas nas redes sociais. A onda propagou-se por todo o mundo e voltou em cerca de 35 horas.

A tocar como um sino

Uma erupção que faz a atmosfera tocar como um sino é uma manifestação do fenómeno que o físico, astrónomo e matemático francês Pierre-Simon de Laplace teorizou. O mesmo fenómeno também está presente como vibrações globais da atmosfera.

Essas oscilações globais, análogas ao movimento da água para a frente e para trás numa banheira, só recentemente foram detetadas de forma conclusiva.

As ondas podem conectar a atmosfera rapidamente em todo o mundo, como as ondas que se propagam através de um instrumento musical, como uma corda de violino, pele de tambor ou sino de metal. A atmosfera pode e faz “tocar” num conjunto de frequências distintas.

Em 2020, uma equipa de investigadores utilizou observações modernas para confirmar as implicações da teoria de Laplace para as vibrações globalmente coerentes da atmosfera.

Analisando um conjunto de dados de pressão atmosférica a cada hora por 38 anos em locais de todo o mundo, os cientistas conseguiram identificar os padrões e frequências globais que Laplace e outros que o seguiram teorizaram.

Essas oscilações atmosféricas globais são de frequência muito baixa para serem ouvidas, mas são excitadas continuamente por todos os outros movimentos na atmosfera, fornecendo uma “música de fundo” muito suave, mas persistente, para as flutuações climáticas mais dramáticas na nossa atmosfera.

O trabalho de Laplace foi o primeiro passo no caminho para a nossa moderna previsão do tempo através de computador.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.