“Que mau humor.” Rio brincou sobre o voto antecipado e PS acusou-o de “desinformação”

3

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio, em campanha eleitoral em Barcelos

O presidente do PSD, Rui Rio, em campanha eleitoral em Barcelos

Rui Rio disse que António Costa ia evitar “votar nele próprio” com o voto antecipado, mas a brincadeira caiu mal ao líder do PS.

António Costa, secretário-geral do PS, inscreveu-se, este domingo, para votar antecipadamente no Porto e Rui Rio não deixou escapar o anúncio sem o comentar.

“O Dr. António Costa arranjou uma forma airosa de evitar ter de fazer o que sabe que não é bom para Portugal: ter de votar nele próprio. Chapeau!”, escreveu o líder do PSD no Twitter, numa mensagem que termina com o emoji de uma cartola.

O social-democrata partiu do princípio de que, exercendo o direito de voto no Porto, Costa ia contar para aquele círculo eleitoral e não para Lisboa, onde é cabeça de lista. Contudo, o voto em mobilidade não funciona assim.

Apesar de votar noutro local, António Costa continua a eleger os deputados de Lisboa. No voto em mobilidade, o eleitor tem de introduzir o seu voto em dois envelopes, sendo que o primeiro protege o voto e o segundo serve para que o boletim seja enviado para o seu circulo eleitoral.

As reações não tardaram. Segundo o Expresso, o primeiro a reagir foi o deputado Pedro Delgado Alves, desafiando o líder do PSD a “corrigir o tweet, para não espalhar desinformação e confusão juntos dos eleitores”.

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, também tocou no assunto, numa ação de campanha do partido. “Doutor Rui Rio, eu sei que esteve muitos anos a preparar-se para ser primeiro-ministro, mas aconselhava, era de bom senso começar por ler a lei eleitoral.”

Em Barcelos, Rio explicou aos jornalistas que tudo não passou de uma “brincadeira“.

“A tendência das campanhas eleitorais é de começarem a ficar tensas e uns contra os outros. O que pretendo é brincar, não têm sentido de humor? Eu sei que ele pode votar em Mirandela, Porto ou Lisboa e conta sempre para o sítio onde está recenseado”, disse, citado pelo Observador.

António Costa também comentou a “brincadeira” do adversário, durante uma ação de campanha nos Açores. “Tinha obrigação de saber o que era o voto antecipado. Se resolveu disfarçar o seu desconhecimento como tendo sido uma graçola, pronto, era uma graçola”, atirou.

“Não creio que um político afirme a sua credibilidade com graçolas, mas procurando responder com seriedade”, acrescentou o atual primeiro-ministro.

Não se deixando ficar, Rio respondeu às declarações do socialista, novamente no Twitter. “Que mau humor”, escreveu.

Liliana Malainho, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. …numa altura em que todos precisamos de encorajar os portugueses a votar, dizer que está a brincar, depois das muitas críticas…. acaba por dar razão a quem o criticou.

  2. Até simpatizo com o Rio, mas francamente, não saber como funciona o voto antecipado denota bem que Rui Rio está muito verdinho.
    a ver vamos 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.