Tem início esta sexta-feira, com dois treinos no autódromo de Sochi, o programa da primeira corrida na história do campeonato do mundo de Fórmula 1 que se realiza na Rússia.
A história das tentativas de realização do primeiro Grande Prêmio da Rússia tem várias dezenas de anos.
Em 1982, Leonidas Brezhnev, secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética, e grande amante de automóveis, chegou a acordo com Bernie Ecclestone, chefe da Fórmula 1, e este último incluiu uma prova na Rússia no calendário prévio da época de 1983.
Mas Brezhnev viria a falecer em novembro de 1982, faleceu. Segundo a RVR, o seu substituto no cargo, Yuri Andropov, não achou a ideia tão atraente.
Em resultado, o Rússia ficou sem a sua corrida na temporada 1983 de Fórmula 1.
O contrato de realização do Grande Prêmio da Rússia foi assinado em outubro de 2010, por um período de dez anos, a possibilidade de prolongamento por mais cinco anos.
Esta sexta-feira têm início, no Autódromo de Sochi, os dois primeiros treinos livres. No sábado realizam-se o terceiro treino livre e a corrida de classificação.
O programa da prova termina no domingo com a corrida final, na cidade que acolheu este ano os Jogos Olímpicos de Inverno.
ZAP / RVR