/

Ministério Público aperta cerco a Pinto da Costa com negócios do Portimonense

9

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O certo está a apertar ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa. O Ministério Público quer adicionar ao processo das comissões os negócios dos ‘dragões’ com o Portimonense.

O Ministério Público quer incluir negócios com o Portimonense no processo sobre desvio de comissões, apertando o cerco a Jorge Nuno Pinto da Costa. O procurador Rosário Teixeira procura engrossar o processo contra o presidente portista, escreve o Correio da Manhã.

A investigação envolve também o empresário Teodoro Fonseca, dono da SAD do Portimonense, cujas alegadas comissões fantasma e ajudas à tesouraria do FC Porto foram já reveladas em fevereiro.

Teo Fonseca também ajudou por diversas vezes a tesouraria do FC Porto. Em 2012, a For Gool — empresa através da qual Teo controla a SAD do Portimonense — emprestou 4,5 milhões de euros ao FC Porto por seis meses; em 2015 financiou 5 milhões com prazo similar; e em 2017 fez outro empréstimo de curto prazo no valor de 1,9 milhões, com um juro anual de 8,8%.

O informante português Rui Pinto caracterizou-o como “um dos maiores criminosos da atualidade no futebol português”.

Neste processo que envolve Pinto da Costa, em causa estão crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais em negócios entre o FC Porto e a SAD do Portimonense.

Segundo o CM, as autoridades defendem que Pinto da Costa e Teodoro Fonseca obtiveram ganhos pessoais neste negócios entre os dois clubes.

Transferências de jogadores como Danilo Pereira, Paulinho, Galeno, Fede Varela, Rafa Soares ou Everton são investigadas pelo Ministério Público há três anos.

Há ainda suspeitas de que o Portimonense tenha perdido intencionalmente jogos com o FC Porto. A confirmarem-se as suspeições do Ministério Público, o FC Porto arrisca desde a perda de pontos à descida de divisão.

O Ministério Público está a investigar o FC Porto por entregas de dinheiro a pessoas com alegada “capacidade de influenciar a sorte dos resultados desportivos.

Daniel Costa, ZAP //

9 Comments

  1. Perder intencionalmente com o Porto? Está tudo doido. Só seria descarado se um ex-jogador do Porto fosse marcar um pênalti contra a sua anterior equipa que a deixaria a perder e mandasse o mesmo para as nuvens. Mas isso nunca aconteceria assim descaradamente… Espera lá acho que foi isso mesmo que aconteceu.

  2. Efectivamente, nem se fala do benfica cuja processo com nomes de jogadores a confirmarem o suborno continua a arrastar-se pelas calendas gregas isto para já nem falar nos vouchers, prendas para os árbitros e “3 por duzentos” e afins. O PC é escutado desde 2004!!! Só se andasse a dormir é que caía na esparrela! Sim a morgado desde 2004 que o “espia” mas o “orelhas” ficou incólume na primeira vez porque o marido da morgado era o fiscalista do “orelhas”. O renato isso não sabe, ou faz-se de ingénuo! Penalties falhados e golos oferecidos ao benfas é às centenas; Padres missas e afins. Haja paciência

  3. so tenho pena que o Portimonense esteja envolvido nestas trapaças e transformado numa espécie de filial do FCP. será que só assim é que os clubes pequenos se conseguem afirmar na 1ª liga? no final disto, se calhar quem se trama é o Portimonense e não o PC/FCP…

  4. Quem do MP passa as “informações à Covina”. Ou o MP vem desmentir tudo o que aqui é dito ou se torna conivente na tentativa de achicalhar o FCP.
    “O informante português Rui Pinto caracterizou-o como “um dos maiores criminosos da atualidade no futebol português”. A quem se refere Rui Pinto ?
    Acabe-se de uma vez com tamanho descaramento na mentira.
    Era conveniente uma clarificação do MP.

  5. É curioso que o Rui Pinto seja designado como “informante português” quando a notícia é contra o FCPorto… O que aconteceu ao pirata informático que visou destruir a santa sé encarnada???! Portugal não é um país… É um alegre lupanar!

    • Seja contra o Porto, Benfica, Sacavenense, ou o que seja, o que é preciso é acabar com estas vergonhas, denunciar estes crimes, e julgar os visados. Isto é um problema (vergonha) nacional.
      Até nem vou à bola com o Rui Pinto, mas que os desmascara a todos, lá isso é…
      Agora se os alegados criminosos conseguem fugir à justiça ajudados pelos seus súbditos, isso já é outro campeonato.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.