Turkish Airlines está a estudar a compra da TAP

2

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A Turkish Airlines deverá apresentar uma proposta de compra da TAP. O resultado das eleições legislativas de janeiro será crucial para avançar ou não com o negócio.

A Turkish Airlines está a estudar a compra da TAP, avança o Jornal de Negócios, com uma proposta que deverá rondar os 1,9 mil milhões de euros. O diário escreve que a companhia aérea turca tem estado a recolher informações no mercado sobre a TAP.

Uma eventual entrada na companhia aérea portuguesa teria de ser feita mediante a compra de uma posição maioritária de capital.

A Turkish Airlines é detida em 49% pelo Estado turco e a abordagem para a compra da companhia aérea portuguesa terá sido feita através de vias diplomáticas, esclarece o Jornal de Negócios.

Contudo, o Estado português ainda não terá sido informado formalmente da intenção de compra. O Governo de António Costa prefere manter a maioria do capital nas mãos do Estado, pelo que a Turkish Airlines esperará pelo resultado das eleições legislativas de janeiro.

O objetivo do negócio será criar uma parceria estratégica que permitisse às duas companhias funcionar num plano de complementaridade de plataformas.

O plano de reestruturação da TAP prevê que, no pior cenário, a empresa de aviação poder vir a precisar de até 3,7 mil milhões de euros.

Até ao final do ano, a TAP já deverá ter recebido 2 mil milhões de euros. Assim, o montante potencialmente oferecido pelos turcos deverá cobrir os custos no pior cenário — superando-os ligeiramente até.

A Lufthansa e a Air France são outros nomes alternativos que já manifestaram o seu interesse na TAP.  Em fevereiro de 2020, a Lufthansa até tinha assinado um acordo, que eventualmente caiu com a pandemia. Agora, segundo o Expresso, procura apenas uma posição maioritária na TAP.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.