/

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a morrer na ambulância.

O vídeo partilhado nas redes sociais tem sido denunciado pela violência policial, mas as autoridades alegam que a causa da morte de Stanislav se deve a intoxicação. O caso tem sido comparado ao assassínio do afro-americano George Floyd, em Minneapolis, nos Estados Unidos, em maio de 2020.

No vídeo, gravado a 19 de junho na cidade de Teplice, no norte da República Checa, podem ver-se três polícias a deter um homem no chão. Um dos polícias agarra nos pés do homem, outro põe o joelho no seu pescoço e outro tenta algemá-lo. Durante o vídeo, de quase seis minutos, ouvem-se gritos, inclusive de pessoas que passavam no local.

Segundo o The Guardian, o homem acabou por morrer já no interior de uma ambulância.

Jozef Miker, ativista da comunidade cigana na República Checa, disse ao jornal britânico que o homem vivia na rua e trabalhava num supermercado como segurança.

Na origem da detenção policial, segundo o ativista, esteve um incidente que envolveu um ataque a um carro. Depois de ver uma pessoa a destruir um carro, Stanislav tentou intervir, mas acabou detido pela polícia minutos depois, acabando por ser atirado ao chão.

A versão das autoridades refere que a polícia foi chamada a intervir depois na sequência de uma queixa que dava conta de uma luta entre dois homens.

A polícia afirma que teve de usar medidas coercivas para deter um dos homens, tendo depois chamado uma ambulância, onde Stanislav viria a morrer. De acordo com as autoridades, a causa da morte mais provável foi intoxicação.

Contudo, a tese da polícia tem vindo a ser questionada por ativistas, que consideram que a discriminação étnica pode estar na origem da atuação policial.

De imediato, o caso começou a ser comparado à morte de George Floyd nos Estados Unidos, onde o afro-americano também foi morto durante uma intervenção policial, na qual o agente usou o joelho para prender o seu pescoço acabando por o asfixiar.

Vários relatórios de organizações de defesa dos direitos humanos têm notado que a comunidade cigana é das mais discriminadas na Europa.

De acordo com um relatório citado pelo jornal britânico, os ciganos que vivem na República Checa têm quatro a cinco vezes maior probabilidade de estarem desempregados comparativamente a quem não é cigano.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.