/

Snowden liga escândalo da espionagem na Europa a Joe Biden

2

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram esta segunda-feira um “esclarecimento total” à Dinamarca e aos EUA sobre as alegações de espionagem. Edward Snowden responsabiliza o atual Presidente norte-americano, Joe Biden.

Vários deputados e altos funcionários alemães, franceses, noruegueses e suecos foram espiados pela Agência de Segurança Nacional (NSA), a agência de espionagem dos Estados Unidos responsável pelas escutas eletrónicas, através da utilização dos sistemas de vigilância dinamarqueses.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram explicações tanto aos Estados Unidos como à Dinamarca, na sequência destas revelações.

No Twitter, Edward Snowden pronunciou-se sobre o assunto, afirmando que o Presidente norte-americano, Joe Biden, “está bem preparado para responder” sobre o escândalo de espionagem na Europa.

Segundo o Diário de Notícias, o denunciante afirma que Biden esteve ligado a esta ação de espionagem quando era vice-Presidente de Barack Obama.

“Biden está bem preparado para responder por isso quando em breve visitar a Europa, uma vez que, como é óbvio, ele esteve logo à partida profundamente envolvido neste escândalo”, lê-se na publicação.

“Deveria haver um pedido explícito de divulgação pública total, não só da Dinamarca, mas também do seu parceiro principal”, rematou Snowden.

O Presidente dos Estados Unidos vai encontrar-se com os líderes europeus nos dias 7 e 8 de junho, durante a cimeira do G7, em Carbis Bay, na Cornualha; no dia 14 na cimeira da NATO, em Bruxelas, e na mesma capital; e um dia depois, na cimeira União Europeia-EUA.

O escândalo sobre as escutas foi conhecido em 2013, tendo afetado as relações entre a Alemanha e os Estados Unidos, mas esta semana foram conhecidos novos pormenores.

A imprensa dinamarquesa revelou o alegado envolvimento da secreta do país, que terá ajudado os EUA a espiar políticos europeus.

ZAP //

2 Comments

  1. Onde esta Edward Snowden refugiado ? Quem tem feito de tudo para destabilizar a Europa e os EUA ? Quem apoia tudo o que são regimes anti-democráticos no mundo? A resposta a esta pergunta ajuda a perceber o porquê deste post. As estadias têm custos, nos hoteis são em dinheiro, noutros lugares há outras formas de pagamento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.