/

Estranhas explosões eletromagnéticas antecedem os terramotos

2

Estas estranhas explosões eletromagnéticas que antecedem os terramotos poderiam ser usadas para prever o evento geológico.

Uma nova investigação sugere que a chave destas explosões eletromagnéticas está nos gases que ficam presos naquilo que é conhecido como “válvula de falha”. Estas camadas impermeáveis ​​de rocha podem deslizar por uma falha, criando um portão que bloqueia o fluxo de água subterrânea.

Quando a válvula parte e a pressão diminui, o dióxido de carbono ou metano dissolvido na água aprisionada é libertado, expandindo em volume e empurrando as fendas na falha.

À medida que o gás emerge, é também eletrificado, com os eletrões libertados das superfícies rachadas a ligarem-se às moléculas do gás e produzindo uma corrente à medida que se movem para cima.

Segundo o Science Alert, os cientistas testaram esta teoria em laboratório, nomeadamente com reações de diorito de quartzo, gabro, basalto e granito de grão fino em simulações semelhantes a terramotos em escala reduzida.

A equipa mostrou que as correntes de gás eletrificadas podem, de facto, estar relacionadas com a fratura da rocha. Além disso, segundo o artigo científico publicado recentemente na Earth, Planets and Space, também o tipo de rocha e o tipo de falha influenciam o comportamento.

Há, porém, outras hipóteses para explicar as explosões eletromagnéticas, como a teoria de que as próprias rochas se podem tornar semicondutores sob tensão e calor suficientes. Existem ainda especialistas que não consideram que estas explosões sejam indicadores de que um terramoto irá ocorrer.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.