//

Três mil anos depois, nasceram diabos da Tasmânia na Austrália

mathiasappel / Flickr

Diabo da Tasmânia

Conservacionistas anunciaram recentemente que nasceram sete demónios da Tasmânia num santuário selvagem em Barrington Tops, a cerca de 200 quilómetros de Sydney.

Os demónios da Tasmânia nasceram menos de um ano depois de 26 adultos terem sido reintroduzidos num santuário de vida selvagem de 404 hectares em Barrington Tops, New South Wales, a cerca de 200 quilómetros a norte de Sydney.

O santuário foi projetado para proteger os animais de perigos como doenças, incêndios, carros e pragas selvagens como gatos e raposas.

Quando lançaram o projeto no ano passado, os conservacionistas descreveram-no como um esforço “histórico” semelhante ao retorno bem-sucedido dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, na década de 1990.

“Temos trabalhado incansavelmente durante quase dez anos para devolver os demónios à natureza selvagem da Austrália continental com a esperança de que estabeleçam uma população sustentável”, disse Tim Faulkner, presidente do grupo Aussie Ark, citado pelo The Times.

O nascimento dos espécimes foi “o sinal mais tangível” de que o projeto de reintrodução no continente funciona, frisou Don Church, presidente do grupo conservacionista Re: wild. “Não é apenas um bom presságio para esta espécie ameaçada, como também para as muitas outras que podem ser salvas”, acrescentou.

Os especialistas estimam que, em 2021, vão nascer pelo menos 20 diabos da Tasmânia no santuário. Deverão também ser reintroduzidos mais 20 animais este ano e 20 no ano seguinte.

Eventualmente, no futuro, o objetivo será introduzir os animais em áreas não cercadas onde terão que enfrentar um maior número de ameaças.

Com o tamanho de um pequeno cão, os diabos da Tasmânia já vaguearam por toda a Austrália, mas acredita-se que se tenham extinguido em todo o mundo – exceto na Tasmânia – há cerca de três mil anos.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.