//

O que se chama a um conjunto de buracos negros? Os cientistas estão à procura de ideias

2

Como se chama um conjunto de buracos negros? A questão ganhou urgência entre os astrónomos, inspirados pelas notícias recentes de dezenas de buracos negros em torno do centro de um aglomerado de estrelas próximo.

Nos últimos anos, instrumento como os detetores de ondas gravitacionais LIGO e Virgo registaram vibrações do espaço-tempo das colisões de buracos negros, deixando claro que estas concentrações de buracos negros são omnipresentes.

Os astrónomos preveem avistar um grande número de buracos negros quando a próxima geração de instrumentos de ondas gravitacionais for implantada. A questão impõe-se: como lhes vão chamar? Que termo faria justiça à natureza especial dos buracos negros? Uma massa? Um grito?

Jocelyn Kelly Holley-Bockelmann, astrofísica da Vanderbilt University, e os seus colegas estão a desenvolver um projeto internacional chamado Laser Interferometer Space Antenna (LISA), que conseguirá detetar colisões entre buracos negros de todos os tamanhos no Universo.

Segundo o The New York Times, a investigadora estava a conduzir uma reunião através da plataforma Zoom “quando um dos membros disse que a sua filha estava a perguntar o que se chamaria a um conjunto de buracos negros – e, então, a reunião desmoronou-se”, disse. “Cada vez que via uma sugestão, tinha de parar e rir, o que nos incitava mais ainda.”

A questão foi feita no Twitter recentemente como parte do que a NASA começou a chamar de Semana do Buraco Negro (12 a 16 de abril). Entre os muitos candidatos até agora, existe “colisão”, “mosh” – forma de dança associada a géneros musicais como o punk rock -, “silêncio”, “mancha”, “ninho”, “enigma” e “Albert Hall”.

O número de buracos negros conhecidos só aumentará. O LISA conseguirá detetar os buracos negros primordiais, os remanescentes dos primeiros momentos do Big Bang, bem como os mais recentes, apresentando aos cientistas “uma miscelânea de buracos negros”, disse Holly-Bockelmann.

Mas ainda há tempo para decidir o termo que se dará a esse conjunto. A União Astronómica Internacional, que regulamenta a nomenclatura cósmica, não tem regras sobre “coletivos”, acrescentou a investigadora, por isso cabe ao povo decidir.

Entre as preferências de Holly-Bockelmann está “um vazio de buracos negros”.

Maria Campos, ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.