/

Marte tinha rios e lagos graças a nuvens geladas (que aqueceram o planeta)

7

NASA / JPL / MSSS

Marte já foi suficientemente quente para manter água líquida na sua superfície. Um novo estudo sugere que tal é explicado pela existência de nuvens geladas.

Atualmente, Marte é um mundo seco e frio, mas o mesmo não se pode dizer dos seus inícios: o cobiçado Planeta Vermelho já teve rios e lagos, apesar de receber menos de um terço da luz solar que a Terra recebe.

Uma fina camada de nuvens geladas a grande altitude poderia ter sido suficiente para criar efeito estufa, um processo que manteria o Planeta Vermelho suficientemente quente para sustentar água líquida na sua superfície.

O modelo já tinha sido proposto anteriormente, mas foi descartado porque não funciona se o ciclo da água for tão rápido como no nosso planeta.

Edwin Kite, cientista planetário da Universidade de Chicago, e a sua equipa argumentam, porventura, que Marte, mesmo no seu estado mais húmido, tinha muito menos água do que a Terra e que, por isso, o seu ciclo permitiu que as partículas de água permanecessem no ar durante cerca de um ano.

“No modelo, estas nuvens comportam-se de uma maneira muito diferente da da Terra. Construir modelos com base na intuição terrestre não funcionará, porque o ciclo da água de Marte não é nada semelhante ao ciclo da água da Terra, que move a água rapidamente entre a atmosfera e a superfície”, explicou Kite, em comunicado.

O modelo da equipa da universidade norte-americana sugere que, “assim que a água se movesse para a atmosfera marciana primitiva, permaneceria lá durante um longo período de tempo – perto de um ano – e criaria as condições para nuvens de alta altitude”.

De acordo com a investigação, o clima resultante do aquecimento global induzido por nuvens geladas é árido, com humidade relativa de cerca de 25%. Neste ambiente, os lagos seriam provenientes do derretimento do gelo ou da água subterrânea.

Compreender a atmosfera de Marte e história completa de como o Planeta Vermelho ganhou e perdeu calor pode ajudar na busca por outros mundos habitáveis. O artigo científico será publicado em maio na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Liliana Malainho, ZAP //

7 Comments

  1. Os cientistas da NASA querem esconder a verdade, mas as provas são mais que óbvias. Marte já foi habitável no passado tal como este planeta, mas os seus habitantes destruíram-no numa violenta guerra nuclear. Os vestígios estão lá todos, só na vê quem não quer.

  2. Sr. Tiago: … E depois viemos para cá em naves espaciais. Só que com o tempo a tecnologia foi-se perdendo, e então passamos à Idade da pedra.
    Um conselho: Não veja tantas vezes o filme Planeta Dos Macacos… Isto faz-lhe mal ao cérebro.

  3. Achava mais interessante que os cientistas se esforçassem por perceber o porquê de Marte ter uma atmosfera quase totalmente composta por dióxido de carbono, e a partir daqui tentar perceber de forma mais realista como foi este planeta no passado mais recente ou distante. Digo eu, que não percebo nada disto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.