/

Era capaz de morar com o seu chefe? Os funcionários da Fiveable sim

1

Imagina-se a passar 24 horas por dia, sete dias por semana com o seu chefe? Os funcionários da startup Fiveable trabalham, comem e dormem na mesma casa. 

Numa altura em que o mundo se vê a braços com uma pandemia e o teletrabalho se tornou omnipresente, uma startup norte-americana decidiu ir ainda mais longe: segundo o The Guardian, os funcionários da Fiveable moram todos na mesma casa.

A decisão foi tomada pelos líderes da empresa que, ao mesmo tempo que queriam cortar custos, decidiram proporcionar aos trabalhadores uma experiência única. E os participantes desta aventura fazem um balanço muito positivo.

“Viver e trabalhar juntos não é para todos, mas para a Fiveable funcionou”, disse a fundadora e CEO Amanda DoAmaral. “Não apenas porque fomos capazes de nos mudar rapidamente, com o benefício de poder colaborar no conforto da nossa casa, mas porque também identificamos e construímos relacionamentos com outras pessoas que se importam tanto quanto nós com a nossa missão e objetivos.”

https://twitter.com/thinkfiveable/status/1361079138879221777

A empresa, especializada em tecnologia educacional, mudou-se para Milwaukee, no Wisconsin, na primavera de 2019.

A startup teve que reduzir custos e a coabitação parecia ser a solução ideal. Para promover esse estilo de vida original, a Fiveable elevou a fasquia: os funcionários que optassem por morar na casa não pagariam renda durante um ano, receberiam um salário integral e desfrutariam de algumas regalias, como um ginásio gratuito.

Além disso, também não teriam de custear as despesas das mudanças.

Apesar de ser uma oferta tentadora, a verdade é que morar com os chefes não é fácil – e chega, até, a ser desconfortável no início. “Eu queria impressioná-los“, disse Harry Cap ao diário britânico. Quando se mudou, o funcionário teve receio de que o seu comportamento fora do horário de trabalho ofuscasse as suas capacidades profissionais.

Inevitavelmente, os problemas acabam por se agravar pela convivência, mesmo quando a nossa casa é também o nosso local de trabalho. “Qualquer conflito que tenhamos tem que ser resolvido muito rapidamente, porque não queremos que isso afete o que estamos a fazer”, disse o diretor da experiência da Fiveable, Tan Ho.

Demitir alguém é uma merda“, confessou DoAmaral, que teve de demitir funcionários, incluindo aqueles que considerava seus amigos.

Nesta realidade também é difícil encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada. Os computadores estão sempre ligados em casa e o conceito de fim de semana parece turvo. “Procuramos não trabalhar aos sábados. E os domingos são uma espécie de meio-dia”, rematou DoAmaral.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.