/

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Allard Mosk / Matthias Kuhmayer

Feixe de luz passa por um meio desordenado e projeta a mesma imagem no detetor que seria identificada sem o meio

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz “indestrutíveis” que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos.

Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da Universidade Técnica de Viena, na Áustria, conseguiram criar ondas de luz capazes de penetrar materiais opacos.

Estes feixes de luz “indestrutíveis” praticamente não se alteram quando atravessam um meio, só atenuam, mantendo-se “invariantes à dispersão”.

De acordo com o EurekAlert, as ondas de luz podem ser formadas por inúmeras formas diferentes. Cada um destes padrões de onda de luz “muda e desvia-se de uma maneira muito específica, quando é enviado através de um meio desordenado”, explicou Stefan Rotter, do Instituto de Física Teórica da Universidade Técnica de Viena.

Para criar ondas de luz que penetram em materiais opacos, é necessário, em primeiro lugar, caracterizar com precisão o material que se deseja observar.

A equipa usou uma camada de pó de óxido de zinco opaco para analisar a forma como a luz é dispersada por este material e o que teria acontecido se a poeira não existisse.

“Como conseguimos mostrar, existe uma classe muito específica de ondas de luz, que são os modos invariantes de dispersão da luz, que produzem exatamente o mesmo padrão de onda no detetor, independentemente se a onda de luz foi enviada através do ar ou se tinha que penetrar na complicada camada de óxido de zinco”, detalhou Rotter.

Nesta experiência, os cientistas observaram que o óxido de zinco não altera a forma destas ondas de luz, só as enfraquece.

Estas descobertas podem ser muito úteis em experiências biológicas, nomeadamente na introdução de luz em pontos muito específicos para observar o interior das células. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Photonics.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.