Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir.

Geralmente, são voluntários os responsáveis por ajudar estes sapos e rãs a atravessar as estradas durante a primavera, que dizem já ter salvado 97 mil animais em anos anteriores, incluindo dois mil espécimes no ano passado nesta mesma estrada, conta a agência Reuters.

Porém, com o aparecimento da pandemia da covid-19, esta ajuda torna-se impossível este ano, portanto o encerramento de estradas é a única salvação para estes anfíbios, que são mais ativos durante a noite. A agência noticiosa explica que a via vai estar fechada, entre as 21h00 e as 06h00, durante um período de duas semanas.

Os sapos já aqui estavam antes da estrada. Agora, as lagoas onde se reproduzem estão de um lado da estrada e o local onde passam o inverno está do outro. Por isso, são obrigados a atravessar para deixar os ovos”, explica Kristel Saarm, voluntária do Fundo Nacional da Estónia.

Como a superfície quente da estrada torna estes anfíbios mais sonolentos e lentos, estima-se que até cerca de 300 possam ficar presos de cada vez que tentam atravessar, deixando-os vulneráveis aos carros.

Segundo Oleg Siljanov, chefe adjunto do distrito de Haabersti, Talin está a considerar construir um túnel debaixo da estrada para que estes animais consigam atravessar, ou providenciar-lhes uma lagoa no lado onde passam o inverno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.