/

Nova espécie de pterossauro revela o polegar oponível mais antigo de sempre

(dr) Chuang Zhao / University of Birmingham

Representação artística do Kunpengopterus antipollicatus

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares oponíveis. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais.

De acordo com a rede de televisão russa RT, os fósseis deste réptil, agora batizado Kunpengopterus antipollicatus, foram encontrados na formação geológica de Tiaojishan, na China.

Os restos fósseis do novo pterossauro, que habitou a Terra há 160 milhões de anos, durante o período Jurássico, indicam que era um animal pequeno para esta época porque a sua envergadura era de apenas cerca de 85 centímetros.

A equipa de investigadores, cujo estudo foi publicado a 12 de abril na revista científica Current Biology, destacou que este animal, apelidado de monodátilo (que só tem um dedo), representa a evidência mais antiga já conhecida de polegares oponíveis.

Além disso, é também a primeira vez que esta característica, extremamente rara entre os não mamíferos, é detetada neste grupo de répteis voadores. Foi graças a ela que terão conseguido mover-se com agilidade entre as árvores.

Segundo o site Science Daily, é desta característica que vem o seu segundo nome “antipollicatus”, que significa “polegar oponível” no grego clássico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.