/

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Muzeum Regionalne w Jaśle

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas.

A descoberta ocorreu em Jaslo – uma cidade no sudeste da Polónia localizada no coração de Doly.

Já em 2013, durante trabalhos de construção, os trabalhadores tinham descoberto ossos. O mesmo aconteceu o ano passado, mas só agora uma equipa de arqueólogos encontrou aquele que teria sido um cemitério medieval, já que no passado o local foi um mosteiro.

Durante as escavações no túnel, os especialistas foram surpreendidos com os restos mortais de dezoito carmelitas.

Em meados do século XIII, Jaslo, conhecido como “Jasiel” ou “Jasio”, era o local de uma poderosa Abadia Cisterciense.

De acordo com o Ancient Origins, os irmãos Carmelitas chegaram pela primeira vez a Jaslo em meados do século XIV.

Contudo, o antigo mosteiro tornou-se então um hospital militar e numa delegacia da polícia antes de um incêndio destruir o prédio em 1899.

Após o acidente, em 1902, o antigo hospital militar foi convertido em estábulos. Na altura, os arqueólogos descobriram cerca de 60 porões carmelitas que continham ossos humanos num túnel, sendo que em 2013 outros mais foram descobertos.

Acredita-se que o túnel de tijolos tenha sido construído muito mais tarde do que o cemitério, por volta da segunda metade do século XIX.

O local ainda está a ser analisado, mas a equipa acredita que o túnel foi usado para esgoto ou água da chuva.

Os 18 esqueletos foram todos associados ao mosteiro carmelita, sendo que 713 fragmentos foram também desenterrados entre os esqueletos, incluindo “322 fragmentos de cerâmica e 307 fragmentos de telha”.

A maioria dos ossos recuperados eram “membros superiores e inferiores longos, crânios, fragmentos pélvicos e lâminas”, e os cientistas relataram que o número de ossos menores, por exemplo, os membros inferiores “são muito menores”.

Esta série de descobertas sugere que os ossos foram movidos dos seus cemitérios originais para o ossário no túnel de tijolos.

Os investigadores indicam que o ossário foi construído mais tarde e que, durante sua construção, o túnel talvez tenha sido usado como local para depositar os ossos.

A análise dos ossos recuperados sugere ainda que cerca de 96 pessoas foram movidas para o local dessa forma.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.