Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Muzeum Regionalne w Jaśle

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas.

A descoberta ocorreu em Jaslo – uma cidade no sudeste da Polónia localizada no coração de Doly.

Já em 2013, durante trabalhos de construção, os trabalhadores tinham descoberto ossos. O mesmo aconteceu o ano passado, mas só agora uma equipa de arqueólogos encontrou aquele que teria sido um cemitério medieval, já que no passado o local foi um mosteiro.

Durante as escavações no túnel, os especialistas foram surpreendidos com os restos mortais de dezoito carmelitas.

Em meados do século XIII, Jaslo, conhecido como “Jasiel” ou “Jasio”, era o local de uma poderosa Abadia Cisterciense.

De acordo com o Ancient Origins, os irmãos Carmelitas chegaram pela primeira vez a Jaslo em meados do século XIV.

Contudo, o antigo mosteiro tornou-se então um hospital militar e numa delegacia da polícia antes de um incêndio destruir o prédio em 1899.

Após o acidente, em 1902, o antigo hospital militar foi convertido em estábulos. Na altura, os arqueólogos descobriram cerca de 60 porões carmelitas que continham ossos humanos num túnel, sendo que em 2013 outros mais foram descobertos.

Acredita-se que o túnel de tijolos tenha sido construído muito mais tarde do que o cemitério, por volta da segunda metade do século XIX.

O local ainda está a ser analisado, mas a equipa acredita que o túnel foi usado para esgoto ou água da chuva.

Os 18 esqueletos foram todos associados ao mosteiro carmelita, sendo que 713 fragmentos foram também desenterrados entre os esqueletos, incluindo “322 fragmentos de cerâmica e 307 fragmentos de telha”.

A maioria dos ossos recuperados eram “membros superiores e inferiores longos, crânios, fragmentos pélvicos e lâminas”, e os cientistas relataram que o número de ossos menores, por exemplo, os membros inferiores “são muito menores”.

Esta série de descobertas sugere que os ossos foram movidos dos seus cemitérios originais para o ossário no túnel de tijolos.

Os investigadores indicam que o ossário foi construído mais tarde e que, durante sua construção, o túnel talvez tenha sido usado como local para depositar os ossos.

A análise dos ossos recuperados sugere ainda que cerca de 96 pessoas foram movidas para o local dessa forma.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …