Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Muzeum Regionalne w Jaśle

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas.

A descoberta ocorreu em Jaslo – uma cidade no sudeste da Polónia localizada no coração de Doly.

Já em 2013, durante trabalhos de construção, os trabalhadores tinham descoberto ossos. O mesmo aconteceu o ano passado, mas só agora uma equipa de arqueólogos encontrou aquele que teria sido um cemitério medieval, já que no passado o local foi um mosteiro.

Durante as escavações no túnel, os especialistas foram surpreendidos com os restos mortais de dezoito carmelitas.

Em meados do século XIII, Jaslo, conhecido como “Jasiel” ou “Jasio”, era o local de uma poderosa Abadia Cisterciense.

De acordo com o Ancient Origins, os irmãos Carmelitas chegaram pela primeira vez a Jaslo em meados do século XIV.

Contudo, o antigo mosteiro tornou-se então um hospital militar e numa delegacia da polícia antes de um incêndio destruir o prédio em 1899.

Após o acidente, em 1902, o antigo hospital militar foi convertido em estábulos. Na altura, os arqueólogos descobriram cerca de 60 porões carmelitas que continham ossos humanos num túnel, sendo que em 2013 outros mais foram descobertos.

Acredita-se que o túnel de tijolos tenha sido construído muito mais tarde do que o cemitério, por volta da segunda metade do século XIX.

O local ainda está a ser analisado, mas a equipa acredita que o túnel foi usado para esgoto ou água da chuva.

Os 18 esqueletos foram todos associados ao mosteiro carmelita, sendo que 713 fragmentos foram também desenterrados entre os esqueletos, incluindo “322 fragmentos de cerâmica e 307 fragmentos de telha”.

A maioria dos ossos recuperados eram “membros superiores e inferiores longos, crânios, fragmentos pélvicos e lâminas”, e os cientistas relataram que o número de ossos menores, por exemplo, os membros inferiores “são muito menores”.

Esta série de descobertas sugere que os ossos foram movidos dos seus cemitérios originais para o ossário no túnel de tijolos.

Os investigadores indicam que o ossário foi construído mais tarde e que, durante sua construção, o túnel talvez tenha sido usado como local para depositar os ossos.

A análise dos ossos recuperados sugere ainda que cerca de 96 pessoas foram movidas para o local dessa forma.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …