/

Mafioso italiano preso na República Dominicana. Foram as tatuagens e a paixão pela cozinha que o tramaram

nico_ / Flickr

Cidade de Boca Chica, perto da capital da República Dominicana.

Um membro da máfia italiana, foragido há mais de cinco anos, foi detido na República Dominicana depois de ter sido reconhecido pela polícia em vídeos de culinária publicados no YouTube.

Marc Feren Claude Biart, de 53 anos, levava uma “vida tranquila” em Boca Chica, na República Dominicana, até ter sido detido no dia 24 de março, informaram as autoridades em comunicado. O membro da máfia italiana encontrava-se foragido e escondido no país há mais de cinco anos.

Para a comunidade local, “ele era um estrangeiro”. No entanto, segundo o Independent, o seu disfarce foi descoberto depois de Biart e a sua esposa terem publicado vídeos de culinária no YouTube.

Embora o casal tenha tido o cuidado de não mostrar o rosto do mafioso, a polícia reconheceu-o pelas tatuagens.

Biart foi condenado a prisão, em 2014, por suposto tráfico de drogas para a organização mafiosa ‘Ndrangheta com sede na Calábria, no sul de Itália. O condenado fugiu para a América Central e depois para a República Dominicana, onde, segundo a polícia italiana, teve o cuidado de não chamar a atenção.

Esta segunda-feira, outro suposto membro da ‘Ndrangheta foi preso em Portugal. Francesco Pelle, foragido há 14 anos, estava na lista dos “fugitivos mais perigosos” do Ministério do Interior italiano, depois de ter sido condenado a prisão perpétua por homicídio.

Pelle foi detido em Lisboa enquanto fazia tratamentos por estar infetado com covid-19. Com 44 anos, o italiano foi encontrado numa clínica da capital portuguesa, segundo o comunicado da polícia italiana.

O ‘Ndrangheta é considerada o grupo mafioso mais poderoso do país. Com sede na região da Calábria, a rede enriqueceu com sequestros e graças ao envolvimento no contrabando internacional de drogas. Atualmente, controla a maior parte da cocaína que entra na Europa.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.