//

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista.

Os circos têm uma história polémica devido ao facto de os animais de circo serem um dos animais mais abusados ​​e maltratados do mundo. Muitos circos tiveram de encerrar as suas operações nas últimas décadas após vozes crescentes de ativistas pelos animais terem mostrado a realidade da vida circense.

No entanto, agora, o futuro dos circos pode parecer muito diferente à medida que as tecnologias avançadas entram em todos os aspetos das nossas vidas, nomeadamente as tecnologias de realidade virtual.

De acordo com o Interesting Engineering, o Circo Roncalli, uma trupe de circo com sede na Alemanha, tornou-se o primeiro circo no mundo a substituir os seus animais e a passar a usar hologramas no seu lugar.

O anúncio da mudança foi feito em 2019, tornando-se o circo pioneiro nesta abordagem.

O Circo Roncalli, que opera desde 1976, já teve animais, como elefantes e cavalos, a realizar truques e acrobacias para o entretenimento do público.

Numa tentativa de manter viva a tradição do circo sem forçar animais vivos a entreter as multidões, o circo fez uma parceria com a Bluebox, que juntou forças com a Optoma, para instalar 11 projetores de laser em todos os 32 metros de largura e cinco metros de profundidade da arena.

Os projetores de alta tecnologia são dispostos circularmente ao redor do anel e produzem hologramas de animais parcialmente superdimensionados em tamanho natural numa superfície de projeção especialmente desenvolvida, transparente e circular.

Graças às imagens holográficas 3D de 360° de animais como cavalos, elefantes e peixes, o Circo Roncalli já não tem animais vivos há anos.

As pessoas também responderam positivamente à mudança.

Rcentemente, o circo foi selecionado como finalista do Prémio Alemão de Sustentabilidade 2021 e parece estar a estabelecer um novo padrão na indústria. A empresa está a esforçar-se por economizar recursos, reduzindo os seus custos de transporte e consumo, melhorando a sua pegada ambiental.

O exemplo do Circo Roncalli mostra que a falta de animais num circo não impede o espetáculo que, com a ajuda da tecnologia, pode continuar.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.