A torre do novo World Trade Center, construída em Nova York, tirou o posto de maior prédio dos Estados Unidos à Willis Tower, localizada em Chicago. O anúncio foi feito esta terça-feira, quando um grupo internacional de arquitetos afirmou que a estrutura em formato de agulha no topo da construção pode ser contada para medir a altura total do prédio.
De acordo com o Comité de Altura do Conselho para Grandes Edifícios e Habitat Urbano, o topo da torre não é apenas uma antena, mas parte do edifício. Com 124 metros de comprimento, a agulha foi muito além do necessário para destronar a torre de Chicago, que tem 442 metros.
O ponto mais alto do 1 World Trade Center (ou One World Trade Center), como o prédio foi batizado, tem 541 metros de altura, medida que foi pensada para simbolizar o ano de fundação dos Estados Unidos. Sem a estrutura do topo, o prédio não teria alcançado a Willis Tower, ainda hoje mais conhecida pelo seu antigo nome, Sears Tower.
A maior construção do mundo atualmente é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros. Após a decisão desta terça-feira, o prédio nova-iorquino ocupa a terceira posição no ranking mundial, e a torre de Chicago cai para o décimo lugar.
Além da disputa de recordes, o 1 World Trade Center possui um monumento em homenagem aos mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, quando as Torres Gêmeas do WTC foram atingidas por aviões pilotados por extremistas islâmicos. O novo prédio ainda se encontra em construção e deve ser inaugurado no próximo ano.
MA/AE-Associated Press