/

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício.

Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller era um adolescente obcecado por música e tropeçou em alguns vídeos de uma competição de fogos de artifício em França. Hipnotizado pelo poder do áudio e vídeo habilmente editado para suscitar emoções, Trötzmüller descobriu que o vício de fogos de artifício era profundo.

“Existem algumas pessoas que conseguem realmente transformar fogos de artifício numa arte com designs incríveis que capturam o clima da música”, disse Trötzmüller, numa entrevista.

Trötzmüller não era pirotécnico licenciado, mas tinha um computador, interesse em programação de computadores e tempo livre. Não tendo conhecimento de nenhum software na época para desenvolver o seu próprio espetáculo pirotécnico, Trötzmüller começou a produzir um do zero.

Nessa época, Trötzmüller participava em fóruns online de fogos de artifício, onde designers e entusiastas de fogos de artifício costumavam conversar. O jovem apresentou algumas das suas ideias para o software proposto, tentando descobrir o que as pessoas iriam querer e, dois meses depois, publicou uma versão inicial no fórum. Isso foi há 14 anos.

A primeira versão “oficial” do FWSim chegaria quatro anos depois, em 2010.

Após o software ter sido lançado, as pessoas começaram a usá-lo e fornecer feedback a Trötzmüller. Parte desse feedback veio na forma de entusiastas a querer formas diferentes de mexer nos seus fogos de artifício. Outros tipos vieram de profissionais que precisavam do FWSim para ter recursos que Trötzmüller não conhecia.

“É engraçado, mas muitas pessoas que usam fogos de artifício não gostam de o fazer visualmente, gostam de colocar os fogos de artifício como texto“, disse.

Assim, Trötzmüller acrescentou uma forma de programar fogos de artifício como texto, além de exportar funções que permitiriam que os monitores programados se ligassem a sistemas de disparo que, na hora do espetáculo, são os mecanismos pelos quais os fogos de artifício são libertados.

Ao longo dos anos, o FWSim dividiu-se entre o amador e o especialista. Existem duas versões diferentes do jogo, com uma voltada para públicos diferentes. À medida que o FWSim ficava mais complexo, Trötzmüller descobriu que ocupava funções interessantes para profissionais.

“A maioria dos pirotécnicos profissionais, ou pelo menos muitos deles, não querem nem precisam de nenhuma simulação”, disse Trötzmüller. “Simplesmente descobrem na suas cabeças. Claro, os clientes vêm e dizem: ‘Ei, antes de eu te dar muito dinheiro por um produto, pode mostrar-me como será?’ E então interessam-se por simulação”.

O FWSim não tem objetivos nem há modo de história. Em vez disso, é um conjunto detalhado de ferramentas que permitem dar vida a uma visão criativa. “É uma forma de realizar alguns dos seus sonhos”, disse Trötzmüller. “É uma forma de ser criativo numa forma de arte única que se vê há muito tempo.”

Alguns desses sonhos envolveram o FWSim a tornar-se um portal legítimo para o mundo maior dos fogos de artifício e pirotecnia profissional. Florian Ferfer, utilizador do FWSim, foi contratado pela produtora Groupe F como artista de computação e, posteriormente, ajudou a projetar os fogos de artifício para abrir e encerrar eventos como os Jogos Olímpicos de 2016.

Trötzmüller passou mais de uma década a desenvolver um software para simular fogos de artifício, mas nunca foi além disso. Nunca projetou uma exibição de fogos de artifício que ganhou vida no mundo real nem participou como assistente no trabalho de outra pessoa.

“Eu próprio jogo muitos jogos e, às vezes, quando jogo um jogo, sinto como, ‘ok, isto foi apenas divertido, mas de alguma forma não parecia realmente no meu coração ou não me sentia feliz e satisfeito'”, disse. “Quero que o FWSim seja um jogo onde as pessoas possam expressar-se, aprender algo sobre si mesmas e talvez de alguma forma até crescer como pessoa.”

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.